O Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde realizou a formatura da 13ª turma do projeto Bombeiros do Futuro, um programa que busca transmitir valores e lições de vida fundamentais para crianças e adolescentes da região. O evento, realizado na noite desta quinta-feira (01.08) no auditório da Câmara de Vereadores, contou com a presença de familiares, instrutores e alunos que participaram do curso ao longo de três meses intensos. Representantes da Polícia Militar, Cavalaria, OAB, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Civil Municipal também prestigiaram a solenidade.
O comandante do Corpo de Bombeiros, Capitão Bertolazo, destacou a importância do papel dos pais na formação dos jovens e a continuidade do aprendizado além do término do curso. “Estamos encerrando mais uma edição do Bombeiros do Futuro, aqui em Lucas do Rio Verde. Foram três meses longos, durante os quais enfatizamos bastante a importância dos pais e responsáveis no ensino desses valores. Não adianta ensinar respeito e virtudes aqui, se em casa a criança não presenciar esses exemplos,” afirmou Bertolazo. Ele ressaltou que o projeto fecha com chave de ouro, mas que é fundamental que as famílias continuem incentivando a responsabilidade e a perseverança nas crianças.
O soldado Menezes, responsável por coordenar as instruções do curso, enfatizou que o projeto visa preparar os jovens para os desafios da vida real. “Nosso projeto é reflexivo. Cada instrução traz uma lição, e no Campo de Sobrevivência, as crianças são levadas ao extremo. Lá, elas enfrentam situações difíceis e aprendem a persistir. Hoje, não formamos apenas crianças, mas verdadeiros guerreiros, confiantes em si mesmos,” declarou Menezes, reforçando o impacto positivo do projeto na autoconfiança dos participantes e na confiança dos pais em seus filhos.
Bombeiros do Futuro
Os depoimentos dos alunos, como Júlia Larissa e Raniela Pantoja, também refletem o sucesso do programa. Júlia compartilhou que o curso a desafiou a reconhecer sua força interior. “Aprendi que sou mais do que achava que era. Provei a mim mesma que sou forte e capaz. A lição principal foi nunca desistir, mesmo diante das dificuldades,” disse ela, destacando o Campo de Sobrevivência como a experiência mais marcante.
Já Raniela Pantoja afirmou que o projeto a ajudou a evoluir e a superar a timidez. “Achei o projeto muito bom, me fez não desistir das coisas fácil. Antes, eu não tinha tanta confiança para falar em público, mas agora me sinto mais confiante e não tenho mais vergonha como antes,” explicou Raniela, evidenciando o impacto positivo do projeto em sua autoestima.
A formatura dos Bombeiros do Futuro reforça o compromisso do projeto social idealizado e Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde com a ajuda de parceiros, com o desenvolvimento pessoal dos jovens, preparando-os não apenas para lidar com desafios, mas também para se tornarem cidadãos mais responsáveis e confiantes.