Bombeiros militar da 13ª CIABM de Lucas do Rio Verde-MT, por mais de quatro horas, trabalharam para combater um incêndio de grandes proporções, que atingiu a mata ciliar do rio Verde, na divisa com o município de Sorriso-MT. Cerca de 60 hectares foram queimados.
A equipe utilizou diversos equipamentos, bem como a ABT – Auto Bomba Tanque – para conter as chamas Foram utilizados aproximadamente 15 mil litros de água.
De acordo com o Cabo BM Alexsandre Silva, a baixa umidade relativa do ar, associada ao vento que soprava a 30 km/hora, foram fatores que contribuíram para que as chamas se alastrasse por uma grande extensão de área.
Ainda de acordo com o militar, o fogo pode ter sido causado intencionalmente. O local onde começou o incêndio é um antigo lixão clandestino.
“No local há vários tipos de materiais que potencializaram o crescimento desse fogo de maneira muito rápida, atingindo a mata mata ciliar do rio Verde”, ressaltou Silva.
O foto teve início por volta das 15h00 desta quarta-feira (02) e os trabalhos dos militares da 13ª CIABM, encerram por volta das 02h00 da madrugada desta quinta-feira (03). As equipes devem voltar ao local para fazer o rescaldo no local para evitar que novamente as chamas voltem a consumir a vegetação.
A ação dos militares foi fundamental para evitar que o fogo atingisse o lado oposto da BR-163, região de bastante vegetação e de área cultivável. Além disso, as chamas chegaram a atrapalhar o tráfego na rodovia federal.