Lucas do Rio Verde foi classificado para receber a renovação do Selo UNICEF por boas ações e iniciativas na saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes. O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância a fim de estimular e reconhecer avanços reais na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
Nesta sexta (09), foi realizado o Dia D pela Adesão ao Selo UNICEF Edição 2021-2024, em evento virtual, marcando a mobilização e engajamento para que os municípios façam a adesão ao Selo. O evento foi transmitido pelo Canal da APDM no Youtube.
https://www.youtube.com/watch?v=SvvHYM-jYKY
Cada município, ao receber o Selo UNICEF assume o compromisso de manter com prioridade, em suas políticas públicas, ações pela infância e adolescência. Ao aderir, o município faz parte dessas iniciativas durante quatro anos.
Dentro dos 18 objetivos do desenvolvimento sustentável, os municípios reconhecidos pelo Selo UNICEF contemplam oito deles, sendo: 1. Erradicação da pobreza; 2. Fome zero e agricultura sustentável; 3. Saúde e bem-estar; 4. Educação de qualidade; 5. Igualdade de gênero; 10. Redução de desigualdade; 16. Paz, justiça e instituições eficazes; e 17. Parcerias e meios e implementação.
Ações em Assistência Social
Grande parte das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social estão pautadas em objetivos comuns à proposta do Selo UNICEF. Como exemplos destaca-se: atenção à primeira infância, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, acompanhamento individual e familiar.
Ações em Educação
O Município visa garantir educação de qualidade por meio do acesso à educação inclusiva com oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Em Lucas do Rio Verde ressalta-se as ações de acesso a todas as crianças e adolescentes na escola (busca ativa), permanência do aluno e aperfeiçoamento do ensino.
Ações em Saúde
Garantir o acesso a uma vida saudável e promover o bem-estar para todos e todas, em todas as idades. Para atingir esse objetivo a Secretaria Municipal de Saúde faz trabalho de redução do índice de mortalidade infantil, ações de promoção e prevenção à saúde para crianças e adolescentes, garantia do acesso à vacina (especialmente na primeira infância e adolescência), entre outros.