Biblioteca Municipal Monteiro Lobato recebe o Projeto Mundoteca

O espaço foi totalmente transformado e reaberto ao público nesta quarta-feira (05)

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

biblioteca municipal monteiro lobato recebe o projeto mundoteca
Ascom

A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato está de cara nova. Após passar por um período de reforma, o ambiente de leitura dos luverdenses com 20 anos de história, recebeu nesta quarta-feira (05), o Projeto Mundoteca, que transformou totalmente o espaço.

Com o objetivo de proporcionar para toda a comunidade, o acesso gratuito e cotidiano a livros literários de diversos formatos e temáticas para formação de leitores, o projeto inovou a biblioteca, com novo mobiliário, acervo atualizado de livros, brinquedos educacionais e equipamentos tecnológicos.

Para o lançamento do projeto, os alunos da Oficina de Teatro da Secretaria de Cultura e Turismo, apresentaram na cerimônia de abertura o Sarau Literário em homenagem a jornalista Cecília Meireles, onde recitaram poesias e canções para os convidados.

Representando o prefeito Miguel Vaz, o secretário de Governo e Administração, Alan Togni participou do evento. Emocionado, ele relembrou aos alunos do tempo em que estudou na antiga Escola Eça de Queirós, antes de se tornar a sede da Secretaria de Cultura e Turismo, e ressaltou a importância das parcerias para o desenvolvimento da educação e cultura no município.

“Para nós, Poder Público, é muito gratificante desfrutar desse momento e ver essa transformação. A Mundoteca vai agradar a nossa criançada, com novos livros, por essa parceria feita com a iniciativa privada em nome da empresa FS. O município agradece a essas parcerias que trazem resultados”.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, também esteve presente no evento e ficou encantada com a transformação da biblioteca. “É um espaço muito encantador, além de ter esse contato com a leitura, com o livro, as crianças vêm fazer novas amizades, conhecer novas pessoas. Parabenizo a Secretaria de Cultura e Turismo por esse ambiente de dinamismo, de entrosamento, de conexão entre as pessoas, isso é muito importante e fico muito feliz de estar aqui hoje e saber que as nossas crianças terão acesso, parabéns”.

O Projeto Mundoteca oferece também, palestras e formações para agentes culturais, professores e mediadores de leitura, para que possam interagir sobre literatura e entenderem o propósito do projeto. A palestra “A Força da Literatura na Formação do Indivíduo” foi realizada no dia 31 de março, no Sintep, e reuniu profissionais do município. Já a formação para mediadores de leitura, aconteceu nos dias 03, 04 e 05 de abril, no Cinema Cinexin. As duas atividades foram ministradas pela especialista em leitura e literatura infantil, Marta Pinto Ferraz.

Para a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, que também é responsável por administrar a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, foi um especial ver a felicidade das crianças pelo novo espaço. “Estamos honrados pela confiança em recebermos esse projeto, isso é sinal que o trabalho da equipe da Secretaria de Cultura e Turismo está sendo visto e realizado com compromisso e responsabilidade para receber apoios dessa magnitude e grandeza. Fica o meu convite para que toda comunidade usufrua desse espaço muito especial para Lucas do Rio Verde”.

Além dos alunos das oficinas culturais, pais, servidores e professores da secretaria, os vereadores Daltro Figur, Gilson Firmino, Ideiva Foletto, Wlad Mesquita e a presidente da Câmara Municipal, Sandra Barzotto, também prestigiaram o evento.

“Estou maravilhada com o projeto. É um grande orgulho, ainda mais sendo educadora, perceber toda essa movimentação para incentivar a literatura. As crianças têm hoje muito contato com o celular, com joguinhos, e poder envolvê-los nesse novo ambiente, com esse novo layout e diversidade de livros, é muito importante e necessário”, contou a vereadora Sandra.

O projeto, idealizado pela FGM Produções, realizado via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura tem o patrocínio da FS Fueling Sustainability, que doou ao espaço mais de 500 novos livros, sendo 10% do acervo reservado para obras em braile e audiolivros, além de uma TV de 60 polegadas para realização de atividades e formações online e 30 tablets para uso da comunidade.

“Quando vemos a alegria dessas crianças, temos mais certeza ainda de que, como empresa, estamos fazendo a coisa certa, investindo em conhecimento e em qualidade de vida. A cultura não pode ter qualquer tipo de barreira, o espaço do conhecimento é um lugar onde todo mundo convive junto e tem as mesmas oportunidades. É maravilhoso a FS poder patrocinar isso, investir e retribuir um pouquinho do que ela recebe dessa comunidade”, explicou a Diretora de Gente da FS, Janaína Andrade.

Criado por Fabiana Maugé em 2019, com o objetivo de incentivar a leitura, a democratização do acesso ao livro e a realização de atividades culturais, o Projeto Mundoteca já implantou 13 bibliotecas no país, nas cidades de Poções, Planalto, Contendas do Sincorá, e em cinco comunidades quilombolas, que ficam no sudoeste baiano. Também inaugurou bibliotecas nas cidades de Canoinhas, Três Barras e Itaiópolis, na região de Santa Catarina. Após as aberturas nas cidades de Sorriso e Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, a Mundoteca será implantada também nas cidades de Cotia (SP), Açailândia (MA), Tucuruí e Breu Branco (PA).

“Estou muito emocionada, de verdade. Eu estive em Lucas há dez anos e pensar em voltar pra cá, trazendo um projeto idealizado e pensado com tanto carinho, durante tanto tempo é muito emocionante. A biblioteca está pronta, montada para toda a comunidade da cidade usufruir e aberta para todo tipo de evento, atividade e principalmente para empréstimo das novas obras literárias. Sabemos da necessidade de resgatar o livro e por isso a gente monta um ambiente tão lúdico, para que a leitura volte a ser prazerosa”, destacou diretora da FGM Produções e idealizadora do projeto.

Durante seis meses, a Mundoteca vai acompanhar e promover ao espaço, atividades como leituras mediadas, eventos culturais e sociais, palestras e sessões de filmes, entre outras atividades de incentivo à leitura.

Sobre a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato

Localizada na Avenida São Paulo, nº 363 E, bairro Cidade Nova, a biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

No espaço acontece a Noite de Jogos, toda segunda-feira, a partir das 18h. Na programação também está o Encontro Literário, que é realizado no último dia útil de cada mês e voltado para os leitores do município debaterem sobre leitura. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Dúvidas e informações podem ser tiradas através do telefone (65) 3549-7103.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.