Potencializar hábitos de leitura por meio de um catálogo virtual. Esse é o propósito do projeto BibliotecaDigital Tocalivros. 12 bibliotecas públicas de Mato Grosso participam do projeto. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22), véspera do Dia Mundial do Livro. Disponibilizada pela Tocalivros e rede de Bibliotecas-Recode, a ferramenta levou 18 meses para sair do papel e conta com audiolivros e eBooks para possibilitar, com uma ferramenta personalizada, o empoderamento digital e a formação de novos leitores.
A Biblioteca Monteiro Lobato, de Lucas do Rio Verde, também participa do projeto. A unidade, localizada na Avenida São Paulo, bairro Cidade Nova. Para acessar o acervo, basta entrar no site da Tocalivros, no catálogo da Biblioteca Monteiro Lobato. A plataforma vai possibilitar que essas instituições disponibilizem um acervo gratuito aos leitores. Os interessados devem realizar um cadastro no site e aguardar a ativação da conta.
Estão disponíveis mais de 5 mil eBook e 2 mil audiolivros, que podem ser acessados tanto no site, quanto por aplicativo para Android ou IOS. A ferramenta permite ainda que os conteúdos sejam lidos ou ouvidos off-line, sem limites de acessos ou associados.
Para conhecer melhor a ferramenta os interessados podem entrar em contato pelo e-mail monteirolobatobibliotecalrv@gmail.com ou no telefone (65) 3549-7103, onde os leitores receberão orientações de forma individual sobre o uso da plataforma.
Recode
Fundada há 25 anos, a Recode está presente em 9 países, com 1.152 centros de empoderamento digital e já atingiu mais de 1,752 milhão de pessoas. Atua em parceria com centros comunitários, escolas públicas e bibliotecas que oferecem metodologia para desenvolver nos jovens habilidades digitais e competências socioemocionais, estimulando o protagonismo e o potencial da nova geração como agentes de transformação social.
Tocalivros
Há seis anos no mercado de audiolivros, a Tocalivros possui em seu acervo mais de 2 mil audiolivros e 5 mil eBooks para levar aonde quiser.