Banco de Ideias Legislativas já está disponível para receber sugestões da população luverdense

A ferramenta tem como objetivo promover a legislação participativa, aproximar a Câmara da população, fortalecer o diálogo com a sociedade civil e contribuir para a formação de uma cultura de participação democrática

Fonte: Herbert de Souza / Ascom

Audiência será realizada no plenário da Câmara de Vereadores (Foto: CenarioMT)

Agora está no ar o Banco de Ideias Legislativas da Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde. A ferramenta, aprovada na última sessão ordinária, já está disponível no site oficial da Casa, permitindo que qualquer cidadão envie propostas para serem analisadas pelos vereadores. O acesso pode ser feito por meio d0 link camaralucasdorioverde.mt.gov.br/Banco-de-ideias/

O sistema está dividido em duas seções principais. Na opção “Cadastro de Ideia”, o cidadão pode preencher um formulário com sua sugestão, devendo identificar-se e apresentar uma descrição clara da proposta com sua respectiva justificativa. Já no “Mural de Ideias”, todas as sugestões encaminhadas ficam disponíveis para consulta pública, permitindo que qualquer pessoa acompanhe as contribuições enviadas pela comunidade.

[Continua depois da Publicidade]

O Banco de Ideias foi instituído através de um projeto de resolução da Mesa Diretora, aprovado pelos parlamentares. A ferramenta tem como objetivo promover a legislação participativa, aproximar a Câmara da população, fortalecer o diálogo com a sociedade civil e contribuir para a formação de uma cultura de participação democrática.

Conforme estabelecido na resolução, podem participar cidadãos individualmente, associações, sindicatos, ONGs e outras entidades representativas. Não serão aceitas propostas anônimas, incompreensíveis, redigidas em outro idioma que não o português, que contenham ofensas ou discriminação, ou que tratem de matérias fora da competência legislativa municipal.

[Continua depois da Publicidade]
Foto: Rayan Nicacio / Ascom

Todas as ideias recebidas serão catalogadas por tema, autor e data, ficando disponíveis tanto para consulta dos vereadores quanto da sociedade. Os parlamentares poderão utilizar as sugestões como base para a elaboração de projetos de lei, observadas as normas regimentais vigentes.

A implementação do Banco de Ideias Legislativas segue exemplos bem-sucedidos de outros municípios brasileiros, como Maringá (PR), Curitiba (PR), Juara (MT) e Votorantim (SP). A ferramenta não substitui o instrumento de iniciativa popular já existente no regimento da Casa, servindo como canal complementar para estimular a participação cidadã no processo legislativo luverdense.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .