A 49ª Ciretran de Lucas do Rio Verde retomou hoje, quarta-feira (11), a realização de exames de direção para a categoria B. 60 candidatos participam das provas para obter a esperada Carteira Nacional de Habilitação. Os exames práticos acontecem numa rua paralela ao Ginásio Pimpão, bairro Menino Deus. O espaço foi isolado para que os alunos possam ser avaliados com maior segurança.
A coordenadora da banca de exames do Detran, Caroline Ferreira, explicou que as provas foram suspensas no inicio do ano por causa da Covid-19. Como houve avanço na vacinação, inclusive com a imunização dos profissionais envolvidos, o Departamento Estadual de Trânsito definiu pela retomada. “No entanto, estamos cumprindo os protocolos de utilização de máscaras, distanciamento e álcool em gel. Tanto é que o número de participantes do exame é controlado, bastante reduzido”, informou Caroline.
Além da máscara, os alunos utilizam o face shield, uma proteção a mais. Esse dispositivo é utilizado pelo aluno ao entrar no veículo, durante todo o percurso a ser percorrido.
As avaliações para CNH A e mudança de categorias foram retomadas anteriormente.
Agenda de retomada
Apesar do avanço da vacinação em populações mais jovens (esta semana começou a vacinação de pessoas com 33 e 34 anos), a retomada ainda é gradual. A previsão é que o Detran realize duas bancas de exame semanais.
“Agora temos a banca fixa em Lucas do Rio Verde. Nós, servidores, fomos capacitados e estamos atuando como examinadores. Agora terá maior regularidade. Pedimos que os alunos, candidatos, tenham paciência, calma, que todos serão convocados”, pediu.
A coordenadora informa que existem candidatos que iniciaram as aulas ainda em 2019 e aguardam pelo exame. Caroline observa que a demanda represada é bastante expressiva. Porém, dentro das possibilidades, todos serão convocados para a realização das provas.
Atendimento na Ciretran
A respeito do atendimento na Ciretran de Lucas do Rio Verde, Caroline informa que a unidade busca normalizar o processo. No início da pandemia, vários serviços passaram a realizados sob agendamento. “É feito no site do Detran. É só acessar o site, abre um pop-up que já direciona para o agendamento e o tipo de serviço que a pessoa quer realizar”, explica.
A coordenadora reforça que há vários serviços que podem ser realizados pelo site do órgão ou pelo aplicativo lançado para esta finalidade. “A gente pede para que o pessoal dê uma olhada no site, porque há muitos serviços, como emissão de taxas, licenciamento, IPVA, que são retirados por meio do site. É um serviço que é feito online”, conclui.