Autoridades políticas de Lucas do Rio Verde, lamentaram a morte do primeiro prefeito Werner Haroldo Kothrade, aos 75 anos. O falecimento foi confirmado no inicio da noite desta terça-feira (27).
Werner estava internado em uma UTI – Unidade de Tratamento Intensivo, no Hospital 13 de Maio em Sorriso (MT) e seria transferido para São Paulo para uma cirurgia cardíaca. Teve complicações de saúde, sofreu uma parada respiratória e não resistiu.
Amiga pessoal e também testemunha do importante papel desempenhado por Werner Kothrade, a jornalista Vera Carpenedo, relatou ao portal CenárioMT que “falar do senhor Werner Kothrade, é falar de um grande estadista”.
“Plantou as primeiras sementes da gestão pública de Lucas do Rio Verde. Um homem humilde, mas com pensamentos muito firmes e que conseguiu unir as lideranças, unir a comunidade luverdense em momentos de grandes dificuldades, no começo de uma nova cidade, no começo de um novo município. Quando a prefeitura não dispunha de nenhum recurso, quando a prefeitura não tinha se quer uma caneta, como ele mesmo sempre costumava dizer, conseguiu juntar forças e montar uma equipe, que junto com a comunidade e demais lideranças, deu os primeiros passos na construção do município. Senhor Werner traçou um rumo, que determinou toda uma conduta de Lucas do Rio Verde a partir da emancipação, a partir da primeira eleição. Falar do senhor kothrade é falar de uma uma pessoa que nos deixou um legado muito grande, um gestor que se dedicou muito no período em que foi prefeito”, pontou o Vera Carpenedo.
Ainda na visão da jornalista, todos o gestores que o sucederam, “mantiveram na figura do senhor Kothrade, um grande gestor e reconhecem o grande legado que ele deixou, as boas sementes, e que sim, serviram para germinar, florir e produzir grandes frutos em Lucas do Rio Verde”, complementou.
O vereador Márcio Albieri usou as redes sociais para externar os sentimentos aos familiares e amigos de Kotharade.
“É com grande tristeza que fiquei sabendo do seu falecimento meu grande amigo Werner Kothrade. Nosso primeiro Prefeito de Lucas do Rio Verde. Um homem honesto, trabalhador, liderou e deu o rumo a ser seguido para a nossa cidade, com uma visão sempre a frente do seu tempo. Um pai de família amoroso, um exemplo a ser seguido por todos nós. Meu amigo. Meu parceiro das políticas. Sempre me apoiou. Sempre me incentivou. Sempre ficou do meu lado. Que tristeza saber da sua partida. Ficará em minha memória seu exemplo de retidão. De sempre fazer o certo. Que Deus te receba em seu Reino meu amigo. A toda a família, que eu tenho o maior carinho, meus sinceros sentimentos”.
Também usando as redes sociais, o ex-prefeito Flori Luiz Binotti, lamentou a morte de Kothrade.
“Hoje perdemos o nosso primeiro Prefeito, mas com certeza o céu já recebeu esse grande ser humano. Como primeiro Prefeito seu lema era LUCAS CERTEZA DE PROGRESSO, estava prevendo o que hoje é realidade. Muito obrigado seu Werner pelo exemplo de ser humano que o Senhor foi na família, na comunidade, no nosso município, e um exemplo de grande Brasileiro. Obrigado pela amizade. Que Deus conforte o coração de toda a família e amigos”.
Vereador na primeira legislatura do Poder Legislativo, no período de 1989 a 1992, e o segundo prefeito de Lucas do Rio Verde, no período de 1993 a 1996, Paulo Nunes relembrou momentos importantes.
“Eu me lembro muito bem do senhor Werner, desde 1983, quando nós estávamos iniciando a escola Dom Bosco. E eu lembro dele entrando no corredor da escola, que era um prédio de madeira ali no bairro Pioneiro – hoje não existe mais – e ele veio matricular os seus três filhos. Nessa época seu Werner morava em Sorriso, mas tinha fazenda na comunidade Morocó, ficamos muito felizes pois estávamos iniciando a escola. Senhor Werner foi uma pessoa íntegra, a qual eu tive a felicidade de conhecê-lo muito bem, pois fui vereador com ele no primeiro mandato, fui presidente da câmara. Ele foi sempre uma pessoa muito solícita e gostava de cuidar das pessoas”, relembrou Nunes.
“Foi um gestor muito participativo e nos deixou um legado muito grande enquanto prefeito. Atuou ativamente na igreja católica. Eu tenho um carinho muito grande por ele. Toda vez que eu o encontrava, fazia questão de dizer que foi um grande exemplo para mim”, complementou Nunes.
O vereador e atual presidente do Poder Legislativo, Daltro Figur, destacou que mais do que um grande gestor, Werner foi um homem de muita perseverança, pois por ser o primeiro prefeito, quebrou muitas barreiras e enfrentou inúmeras dificuldades ao dar os primeiros passos enquanto Poder Executivo.
“Senhor Werner, além de um grande cidadão, um homem responsável, de família e temente a Deus, ele foi muito perseverante ao enfrentou muitas dificuldades ao ter sido o primeiro prefeito da cidade, onde não e tinha nada, nem estrada para ir e voltar. Foi partícipe nas comunidades, na escolas, na igreja. As dificuldades eram outras naquela época, começou a cidade praticamente do zero, não tinha maquinário se quer, para abrir as estrada no município. Hoje temos um município pujante. Que senhor Werner tenha um bom descanso e que Deus conforte toda sua família nesse momento de dor”, descreveu Figur.
A atual Gestão Municipal decreta luto oficial de três dias, conforme Decreto nº 6.070/2022.
Ao portal CenárioMT, o prefeito Miguel Vaz relatou que recebeu com muita tristeza a notícia da morte de Werner Kothrade.
“Recebo com muita tristeza a morte de senhor Werner, nosso eterno primeiro prefeito. Eu quando cheguei a esta cidade, tive o prazer em ter conhecido o senhor Werner Kothrade e sua família, ter acompanhado a trajetória dele desde a primeira gestão. Inclusive falei em público várias vezes que votei para ele nesse primeiro mandato. Eu acompanhei toda trajetória política desde aquela época até os dias de hoje. É uma grande perca para o município, lamentavelmente, a gente eleva à família os sentimentos. Senhor Werner deixou marcado sua trajetória, principalmente na vida pública pelo árduo trabalho, pois como ele mesmo dizia, foi muito difícil, pois não tinha comunicação, não tinha logística adequada, não tinha energia elétrica. Então, uma série de dificuldades que tinham que ser superadas. Ele foi muito guerreiro, foi muito persistente e levou isso com muita serenidade e com muita calma, decidindo com muita coerência e administrou o município nos primeiros quatro anos. Como atual prefeito, só tenho que agradecer por ele ter se colocado a disposição nesse período”, relatou Miguel Vaz.