A influência do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) na formação de crianças e adolescentes foi destacada durante a cerimônia de retomada do programa em Lucas do Rio Verde. O ato aconteceu na manhã desta terça-feira (07) no auditório dos Pioneiros e reuniu representantes da sociedade civil, Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Por conta da pandemia do Covid-19 e da falta de militares habilitados para desenvolver as atividades em sala de aula, o Proerd não foi realizado ao longo dos últimos anos.
“A retomada do Proerd é de grande importância, porque ele trabalha a questão de resistência a drogas e violência dentro das escolas. É realmente importante preparar as crianças e prevenir do uso de drogas e violência”, analisou o prefeito Miguel Vaz.
Ocorrências
O delegado João Antonio observou que nos últimos anos tem aumentado o número de ocorrências envolvendo jovens com práticas ilícitas, principalmente em relação a drogas. Ele entende ser necessário que os estudantes recebam informações a respeito para evitar o contato com esse tipo de prática.
“Tem que entender que as drogas não são divertidas, não são meios de diversão. O Proerd é importante, pois ensina a meninada a pegar o caminho correto”, ressaltou.
As aulas
O comandante do 13º BPM, tenente coronel Paulo Secchi, observou que o instrutor do Proerd recebeu a capacitação para atuar à frente do programa. Ele reforça que o Proerd tem a missão de conscientizar as crianças a evitarem o mundo da violência e das drogas. “Por isso a importância de todas as autoridades estarem envolvidas, os pais, professores, para que possamos levar uma mensagem durante as aulas através do soldado Rafael, de que as drogas não levam a um caminho feliz, só trazem transtornos pra família, para as próprias crianças ou adolescentes”, observou o oficial militar.
As aulas acontecerão, inicialmente, nas escolas Cora Coralina e Cecília Meireles. As turmas de 4º ano terão aulas semanais com o instrutor Rafael, soldado da Polícia Militar. Em breve, as turmas de 5º e 7º anos também receberão a instrução do programa. Ele explica que conteúdos como resistir às drogas, bebidas de álcool e violência nas escolas serão aplicados para os estudantes. Além disso, os alunos terão orientações sobre como tratar colegas, professores e familiares com respeito.
“O Proerd hoje abrange toda uma educação em casa, na rua, com os colegas. E essas orientações eles vão levar para a vida inteira”, comentou o militar, que já participou do programa em Santa Rita do Trivelato, Nova Mutum e Tapurah.