Os serviços prestados a reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde pelo defensor público Gonçalbert de Paula foram reconhecidos pelo Conselho da Comunidade. O defensor recebeu o título de Amigo do Sistema Prisional. Os serviços foram prestados de 2015 a 2019. O certificado de reconhecimento foi entregue em mãos pela presidente do Conselho da Comunidade da Comarca, Marcela Miranda.
O defensor público atuou como representante do Conselho da Comunidade por dois anos – de outubro de 2015 a outubro de 2017, e foi vice-presidente de outubro de 2017 a outubro de 2019, exercendo atividades nas reuniões diretivas e nos convênios.
“Para mim, a importância é ímpar, dado que os anos se passaram, estou atuando na área cível desde então, e o reconhecimento é como lançar luzes num período que já parecia ter ficado para trás. O certificado de reconhecimento e de Amigo do Sistema Prisional de Lucas do Rio Verde me enche de orgulho e de alegria de ter trabalhado no Conselho de Comunidade”, afirmou de Paula.
Na época, o defensor foi para Lucas do Rio Verde de forma designada, quando ainda era defensor substituto, representando o órgão na Vara Criminal, Júri e Execuções Penais de 2015 a 2019.
“Atuante nas atividades que o Conselho desempenhou junto ao Juízo da então 4ª Vara (hoje, 1ª Vara Criminal), a Defensoria Pública se fez presente não apenas junto aos assistidos em regime fechado, mas também nas atividades que o Conselho de Comunidade promovia”, ressaltou o defensor.
Segundo de Paula, o certificado e a declaração serão encaminhados à Corregedoria-Geral da DPMT para fins de anotações em sua ficha funcional.