O Auditório dos Pioneiros da Prefeitura de Lucas do Rio Verde está sendo o palco para evidenciar o protagonismo feminino. São os eventos realizados pela Secretaria de Assistência Social para o Mês da Mulher, que, na noite de quarta-feira (09), recebeu as mulheres das Organizações da Sociedade Civil (OSC).
Na oportunidade, as entidades puderam contar as histórias vividas pelos trabalhos voluntários, filantrópicos e de bem-estar social que cada um proporciona.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, recepcionou as convidadas com um discurso animado e acolhedor.
“Nos reunimos nesta noite para enaltecer todas vocês que contribuem para que nosso município seja um lugar melhor. Cada uma do seu jeito, com a sua condição, ou todas fazendo um trabalho muito bonito. Temos vários grupos na cidade e a ideia deste encontro é conhecer um pouquinho de cada trabalho”, explicou a primeira-dama.
Ao todo, participaram do evento 14 entidades: investigadoras da Polícia Judiciária Civil, Projeto Amigas do Bem, Patrulha Maria da Penha, Elas por Todos, OAB Seccional Lucas do Rio Verde, Grupo Vida, Agroligadas, Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, Casa da Amizade, clube dos idosos De Bem com a Vida e Alegria de Viver, Pastoral da Criança, Qualyfic e Clube das Mães.
Os depoimentos emocionaram o momento. “O nosso trabalho é muito diferente dos outros relatados aqui. Enquanto vocês cuidam de vidas que estão começando ou as que estão no meio do caminho, nós cuidamos do restinho delas”, disse Amélia Zappani, presidente do Clube de Idosos Alegria de Viver.
“Através de trabalhos voluntários, lutamos pela saúde, pela vida de crianças carentes, pela proteção. Coisas básicas que elas poderiam ter acesso, mas infelizmente não tem”, relatou Quele Fernanda da Silva, coordenadora da Pastoral da Criança.
“Prestamos trabalhos há 31 anos em Lucas do Rio Verde, ajudando as pessoas com trabalhos voluntários. O projeto Força na Peruca, por exemplo, tem por objetivo a arrecadação de doação de mechas de cabelos para a confecção e distribuição gratuita de perucas para pacientes em tratamento de câncer em todo o estado do Mato Grosso”, explicou Heloisa Helena Mertens, voluntária da Casa da Amizade, entidade formada, voluntariamente, por esposas e parentes de rotarianos, como sócias efetivas.
“Nosso grupo nasceu através de amigas, que um dia uma delas perguntou: a doação de cem reais por mês prejudicaria o orçamento de vocês? E assim, unimos forças de amigas que carregam em seu coração a semente do voluntariado com a missão de ajudar aqueles que mais necessitam”, revelou Laura Maria Faccin, uma das voluntárias do grupo Elas por Todos.