A equipe da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde participou nesta semana do Curso de Formação sobre Metodologia do Escritório Social, um serviço em parceria com o Tribunal de Justiça, que será implantado em breve no município.
“A proposta é trabalhar os egressos do sistema prisional e suas famílias na perspectiva de emancipação social, evitando a volta ao sistema prisional. O Escritório Social conta com uma equipe de assistentes sociais que ficam à disposição dessas pessoas e que estão inseridas na criminalidade ou passaram por algum processo criminal de modo a ajudar na reinserção seja através da família, trabalho, ou seja, dando uma oportunidade na vida delas”, explica o juiz da 4ªVara Criminal de Lucas do Rio Verde, Hugo José Freitas da Silva.
A secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, pontua que o Escritório Social é mais uma ferramenta que vem somar aos programas já existentes pela secretaria. “Os Centros (básico e especializado) de Referência da Assistência Social, Cras e o Creas, possuem mecanismos para auxiliar esses indivíduos em questão, por exemplo, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Além disso, a Casa Cidadã, prestes a completar dois anos, nasceu para ser um abrigo temporário às pessoas que se encontram em situação de rua, atendendo também egressos que necessitam se restabelecer na sociedade, seja com emissão de documentos ou na busca por um emprego. Creio que o Escritório Social, através de um trabalho em rede, será mais um mecanismo propício para o suporte de uma sociedade mais justa aqui em Lucas do Rio Verde”, exalta a secretária.