Assistência Social discute com Judiciário políticas para combater violência de gênero

Encontros sobre o tema percorrem o estado para fortalecer as Redes de Enfrentamento

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

assistencia social discute com judiciario politicas para combater violencia de genero
Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

Servidores da Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde se reuniram com os setores do Poder Judiciário para discutir políticas públicas de fortalecimento ao combate à violência doméstica e de gênero. A ocasião foi organizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar no âmbito do Tribunal de Justiça (Cemulher-MT) e foi realizada na primeira semana de maio.

As reuniões percorrem os municípios que possuem comarcas. Em Lucas do Rio Verde, foram dois dias de realização, sendo o primeiro, no dia 04, no auditório do Paço, onde os parceiros da Rede participaram da palestra com o tema “A Lei Maria da Penha sob a Ótica de Gênero”, ministrada pela assessora da Cemulher, Ana Emília Sotero.

“O objetivo desse percurso é fortalecer as Redes, ver o que o Cemulher pode auxiliar nos municípios. Observar a união de magistrados com as Secretarias de Assistência Social, ouvir o anseio daquele município, visitar os espaços existentes, para que possamos auxiliar e melhorar os trabalhos envolvendo as vítimas, para que mais mulheres sejam beneficiadas”, resumiu Ana Emília.

No dia seguinte (05), o evento aconteceu no Fórum da cidade, envolvendo todos da Rede de Enfrentamento, além das visitas à Guarda Municipal, Patrulha Maria da Penha, Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e Mulher e no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) para conhecer melhor o funcionamento do aplicativo Botão do Pânico na cidade.

A secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, acompanhou a visita da Justiça nesses dois dias. “A Cemulher, representada pela Ana Emília, veio para o nosso município e trouxe discussões e sugestões para que o combate a violência contra a mulher seja ainda melhor. Uma pessoa com muita bagagem que veio somar forças para a implantação da Delegacia da Mulher, por exemplo”, conclui Janice.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.