Assistência Social alinha parcerias para cursos de aprimoramento profissional em 2022

Seis cursos já estão com inscrições abertas no Cras

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

assistencia social alinha parcerias para cursos de aprimoramento profissional em 2022
Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio

Os cursos de aprimoramento profissional ofertados pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde e apoiadores já começaram. O primeiro desse ano, com início das aulas nesta segunda-feira (31), é o curso de “confeiteiro”, ministrado por meio de parceria com o Senai, destinado aos assistidos pela política da Assistência Social, que já teve as inscrições preenchidas.

Outros seis cursos estão com inscrições abertas: confecção de crochê básico em barbante, pedreiro de revestimento, magarefe (desossador), assistente de logística, estoquista e assistente administrativo.

Além do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), outras instituições parceiras com cursos já previstos para este ano são: Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), por meio do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, Governo do Estado e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, as datas para os demais cursos serão divulgadas previamente, conforme disponibilidade de turmas.

O local de inscrição é o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado na Avenida Bahia, 236 – Jardim das Palmeiras. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3548-2563.

Os documentos necessários para inscrição são RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de escolaridade. Para menores de 18 anos, a inscrição será feita e assinada pelo responsável legal, que deve apresentar cópia legível do RG e do CPF (ou CNH).

O público-alvo dos cursos são, preferencialmente, beneficiários do Programa Ser Família, mulheres em situação de vulnerabilidade social, profissionais empreendedores em busca de qualificação para geração de renda, jovens em busca do primeiro emprego, profissionais desempregados em busca de recolocação profissional e pessoas com deficiência.

Os cursos ofertados pelo Governo do Estado, do Projeto Ser Família, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, tem como foco a qualificação profissional no Estado de Mato Grosso.

Os residentes acolhidos na Casa Cidadã também terão a oportunidade de fazer um curso de aprimoramento profissional. Eles realizarão a formação em “confecção de utensílios com resíduos em madeira”, de 7 a 9 de fevereiro.

“Esses cursos ofertados à Casa Cidadã têm sido motivo de grande alegria, pois é mais uma ferramenta para restaurar a vida dessas pessoas. Muita gente não tem profissão, não sabe fazer praticamente nada, mas hoje tem essa oportunidade. Isso, muitas vezes é um norte, uma luz no fim do túnel. Eles se mostraram muito interessados e creio que muitos serão beneficiados com esse aprendizado”, contou o coordenador da Casa, Everton Roberto.

Confira a lista de cursos previstos para esse ano:

SENAR
Confecção de crochê básico em barbante – inscrições abertas
Produto artesanal de conserva de frutas
Produção caseira de conservas vegetais e hortaliças
Confecção de peças íntimas
Processamento de produtos derivados da soja
Planejamento e aproveitamento de alimentos
Confecção do vestuário básico feminino
Produção caseira de derivados do milho

SENAI
Confeiteiro
Costureiro industrial do vestuário
Assistente administrativo
Pedreiro de revestimento – inscrições abertas
Instalador hidráulico
Magarefe (desossado) (parceria Governo do Estado) – inscrições abertas

SENAC
Técnica de vendas
Oratória a arte da comunicação eficaz
Massas e molhos

SENAC E GOVERNO DO ESTADO – Projeto Ser Família
Produção de pães doces e salgados
Assistente de logística – inscrições abertas
Informática básica
Estoquista – inscrições abertas
Qualidade de atendimento ao cliente
Língua brasileira de sinais (libras) básico
Assistente administrativo – inscrições abertas
Design em sobrancelha com henna

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.