Aquisição de microscópio vai possibilitar ampliar procedimentos de neurocirurgia no Hospital São Lucas

Equipamento foi entregue hoje e foi adquirido por cerca de R$ 700 mil

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2022 11 08 at 16.04.25 1
Foto: Divulgação

O Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde, poderá ampliar os procedimentos de neurocirurgia a pacientes atendidos na unidade. Isso será possível após a aquisição de um microscópio de última geração. O equipamento foi entregue nesta terça-feira (08) num ato simples.

Foram investidos na aquisição cerca de R$ 700 mil. Os recursos foram do FEF, repassados pelo governo do Estado ao município. A Secretária Municipal de Saúde, Fernanda Heldt Ventura, disse que a indicação da necessidade de compra da máquina partiu da equipe de neurocirurgia, que passou a atender em Lucas do Rio Verde no inicio de 2021. “O objetivo é fazer os procedimentos de forma mais assertiva, com menos tempo de informação. Esse microscópio é de alta tecnologia, permite a realização de cirurgias minimamente invasivas, com maior precisão”, comentou.

Para o presidente da Fundação Luverdense de Saúde, Marino Franz, o investimento em equipamentos garante mais segurança nos procedimentos realizados na unidade. Além disso, permitirá procedimentos mais complexos, ampliando os atendimentos no hospital. “Não podemos continuar deslocando as pessoas para São Paulo, Cuiabá. A logística é cara e é praticamente desumana”, pontuou.

O equipamento permitirá que os profissionais envolvidos nos procedimentos a ampliação das imagens durante a cirurgia, com mais qualidade. A médica neurocirurgiã, Catarine Ottobeli, observa que o equipamento ampliará os procedimentos feitos no hospital. “Vamos conseguir fazer qualquer procedimento neurocirúrgico aqui em Lucas do Rio Verde. Alguns, que a gente não conseguia alcançar, por exemplo, alguns tumores cerebrais, aneurismas, e vai melhorar a qualidade de cirurgias de coluna que a gente já faz”, destacou a médica.

“É um equipamento de ponta que vai fazer toda a diferença nas cirurgias de alta complexidade que vem sendo realizados no Hospital São Lucas. O hospital vem caminhando para ser referência”, ressaltou a diretora executiva do HSL, Ivanilde Rigo.

Além da neurocirurgia, o equipamento pode ser usado ainda nos procedimentos de oftalmologia e otorrinolaringologia.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.