Na tarde desta quinta-feira (03.04), a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) abriu suas portas para o Comitê Mulher Agro Detalhes, do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde. O objetivo foi aproximar as produtoras rurais e a entidade, apresentando suas ações, projetos e estrutura, além de reforçar o compromisso com a capacitação e a liderança feminina no agronegócio.
A comitiva, composta por 30 mulheres, teve a oportunidade de conhecer mais sobre as comissões técnicas da Aprosoja MT e os setores administrativos da entidade. O vice-presidente da Aprosoja Mato Grosso, Luiz Pedro Bier, ressalta a importância de momentos como esse. “Receber produtores sempre é um prazer. Tê-las aqui é uma grande oportunidade de falar sobre a missão da nossa associação e fortalecer nossa presença no setor”, afirma.
Conforme a presidente do Comitê Mulher Agro Detalhes, Denise Hasse, que já foi delegada da Aprosoja MT, a associação foi fundamental para que em 2017 ela se tornasse uma liderança no setor. “Eu não sabia que eu era uma liderança, não imaginava. E essa casa me acolheu, aqui eu me capacitei, as meninas me ajudaram, a diretoria ajudou e os delegados de Lucas também. Eu fiquei seis anos na Aprosoja MT, mas o meu relacionamento continua aqui. Hoje eu não estou como delegada, mas estou presente como associada e isso é importante também”, destaca.
O comitê, criado em 2023, hoje possui 50 integrantes e tem como objetivo levar capacitações voltadas as mulheres, para promover protagonismo e transformá-las em uma futura liderança. “Essa necessidade de trazer mais as mulheres e quando a mulher vem, ela traz a família, ela sai divulgando os projetos e também traz muitas ideias pra gente crescer e se desenvolver. A Aprosoja MT é muito importante. Essa oportunidade delas virem conhecer a casa, os projetos, a estrutura, a sede, as colaboradoras e como que tudo isso se representa, fica mais palpável. A experiência fica produtiva e também a gente pode levar para o nosso meio como contribuição”, acrescenta a associada.
Para a vice-presidente do comitê, Silvana Toqueto, a visita foi importante para compreender como a entidade atua em defesa dos produtores. Ela, que há três anos deixou a odontologia para se dedicar à fazenda junto com a família, tem se aprofundado para conhecer e compartilhar cada vez mais sobre o agronegócio com outras mulheres.
Além disso, a produtora expressou seu sentimento em ver os frutos do trabalho de todos os associados em programas sociais como o Agrosolidário, que fornece bebida de soja para instituições filantrópicas. “É muito gratificante saber que além de trabalhar por nós, isso volta para a sociedade também. Você vê ali, uma pessoa com câncer sendo tratada com um alimento que você sabe que pode ter saído da sua fazenda. É muito gratificante isso”, conta.
O encontro proporcionou um espaço de diálogo e aprendizado, além de fortalecer a rede de apoio entre as produtoras rurais e a entidade. A Aprosoja MT segue empenhada em incentivar a participação feminina no setor, contribuindo no apoio técnico para o desenvolvimento de suas associadas.