Uma anta resgatada ainda filhote pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em Sinop, e que estava sob os cuidados do Centro de Triagem de Animal Silvestre (Cetas) de Lucas do Rio Verde, foi transferida para o Parque Sesc Baía das Pedras, em Poconé, Pantanal. A anta, chamada Pitanga, vai viver com Tião, outra anta resgatada durante as queimadas do Pantanal em 2020.
Pitanga foi resgatada com uma lesão traumática e a perda de visão no olho esquerdo. Ela foi levada para o Centro de Triagem de Animal Silvestre (Cetas) de Lucas do Rio Verde, onde ficou sob os cuidados da Sema até ser transferida para o Pantanal.
O Sesc Pantanal tem uma ampla área de conservação, com 4.200 hectares, que é ideal para abrigar animais que não podem mais voltar à natureza. No parque, Pitanga e Tião terão espaço para nadar, correr, brincar e refrescar-se no lago.
A transferência dos animais foi realizada com o apoio da Ampara Silvestre, uma organização que atua na proteção de animais silvestres.
A transferência de Pitanga para o Pantanal é uma notícia positiva para a recuperação das antas que foram afetadas pelas queimadas do Pantanal. A expectativa é que os dois animais possam se aproximar e serem companhia um do outro.