A compostagem na escola é uma prática importante para a educação ambiental dos alunos. Pensando nisso, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou uma oficina de compostagem nas escolas de Lucas do Rio Verde. A ação foi realizada nos dias 16 e 17 de maio, nos períodos matutino e vespertino.
´
Além de ensinar sobre a importância de cuidar do meio ambiente, a compostagem também proporciona uma experiência prática e interativa, permitindo que os estudantes se envolvam ativamente no processo de transformação dos resíduos orgânicos em adubo.
A oficina foi realizada com os profissionais que atuam nas escolas Caminho Para o Futuro, Vinícius de Moraes, Luiz Carlos Ceconello e creche Anjo da Guarda, juntamente com os alunos.
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)
“As mais de 100 pessoas que participaram da oficina, nunca tiveram contato com a compostagem. Esse processo é uma forma de ensinar os alunos sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Além disso, é importante ensinar aos alunos sobre os benefícios da compostagem, como a redução do envio de resíduos para os aterros sanitários e a produção de adubo orgânico. Ao final, os alunos podem compartilhar seus conhecimentos e experiências com a comunidade escolar, incentivando práticas sustentáveis em casa”, explica professora
O treinamento teórico e prático foi liderado pelo servidor da Empaer Mato Grosso, Rogério Leschewitz. Foram abordados os temas: Aproveitamento de resíduos, enriquecimento do solo, fortalecimento da biodiversidade, composto orgânico que reduz pragas e doenças, ativação da vida no solo, redução de substâncias tóxicas, entre outros.
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)
“É uma oportunidade grandiosa que a Prefeitura nos deu para apresentar isso tudo para os professores e também para os alunos, pois o objetivo é capacitar todos para replicar e ensinar isso dentro das escolas e também em suas casas”, instrutor, Rogério Leschewitz