Um grupo de 32 alunos e 10 professores do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Avançado de Lucas do Rio Verde fizeram a prova PISA 2022. A aplicação do conteúdo aconteceu no dia 19 deste mês.
O PISA (Programme for International Student Assessment) 2022 é um estudo internacional. No Brasil ela é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ela é fundamental para avaliar os conhecimentos e as habilidades de estudantes brasileiros em comparação com os de outros países.
Três áreas de domínio são analisadas: leitura, matemática e ciências. Também são avaliados Resolução de Problemas, Letramento Financeiro e Competência Global. A avaliação, realizada em formato eletrônico na sala de informática do campus, é dividida em duas etapas de duas horas cada uma, com um intervalo de 15 minutos.
“Através do questionário socioeconômico é possível ter uma visão do nível dos alunos e da questão de seus, conhecimento econômico possibilitando o direcionamento de políticas de ensino”, apontou um dos aplicadores da prova.
Devido às limitações de funcionamento escolar impostas pela pandemia de covid-19, essa edição do Pisa corresponde à aplicação principal da avaliação inicialmente prevista para ocorrer em 2021. A última avaliação havia sido em 2015 na qual Mato Grosso, ficou em 14º lugar, com o índice de 403.4 numa escala até 1.000. Nesta edição, não haverá índice por Estado, apenas geral.