Alunos e professores do IFMT de Lucas do Rio Verde realizam prova PISA 2022

Aplicação aconteceu no dia 19 deste mês. 32 alunos e 10 professores foram selecionados para realizar a prova

Fonte: CenárioMT com informações Assessoria

Instituto Federal de Mato Grosso abre vagas para curso de graduação
Instituto Federal de Mato Grosso abre vagas para curso de graduação

Um grupo de 32 alunos e 10 professores do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Avançado de Lucas do Rio Verde fizeram a prova PISA 2022. A aplicação do conteúdo aconteceu no dia 19 deste mês.

O PISA (Programme for International Student Assessment) 2022 é um estudo internacional. No Brasil ela é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ela é fundamental para avaliar os conhecimentos e as habilidades de estudantes brasileiros em comparação com os de outros países.

Três áreas de domínio são analisadas: leitura, matemática e ciências. Também são avaliados Resolução de Problemas, Letramento Financeiro e Competência Global. A avaliação, realizada em formato eletrônico na sala de informática do campus, é dividida em duas etapas de duas horas cada uma, com um intervalo de 15 minutos.

“Através do questionário socioeconômico é possível ter uma visão do nível dos alunos e da questão de seus, conhecimento econômico possibilitando o direcionamento de políticas de ensino”, apontou um dos aplicadores da prova.

Devido às limitações de funcionamento escolar impostas pela pandemia de covid-19, essa edição do Pisa corresponde à aplicação principal da avaliação inicialmente prevista para ocorrer em 2021. A última avaliação havia sido em 2015 na qual Mato Grosso, ficou em 14º lugar, com o índice de 403.4 numa escala até 1.000. Nesta edição, não haverá índice por Estado, apenas geral.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.