Alunos das escolas municipais São Cristóvão, Cecília Meireles, Olavo Bilac e Eça de Queirós participaram, de 20 a 23 de setembro, de oficinas do programa Cooperativas Escolares. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Sicredi Ouro Verde.
A ação visa formar os conselhos de cada cooperativa. A ideia é identificar os próprios talentos a partir da autoavaliação e do feedback para decidir sobre a composição do primeiro Conselho de Administração e Conselho Fiscal da Cooperativa Escolar.
“O que nós fizemos foi relacionar as atitudes individuais com as conquistas coletivas para mostrar a essência da cooperativa escolar e reforçar o princípio da gestão democrática”, explica a coordenadora local do programa Cooperativas Escolares, professora Natália Gortz.
Um dos objetivos do programa é proporcionar a vivência do cooperativismo e liderança entre estudantes, além de fomentar o protagonismo de adolescentes e jovens com o modelo cooperativista no ambiente escolar.
Lucas do Rio Verde foi o primeiro município de Mato Grosso a implantar o programa, com o surgimento da Coopereça, da Escola Municipal Eça de Queirós. Além da unidade, outras três escolas fizeram a adesão e estão sendo capacitadas para os trabalhos com a formação de cooperativas escolares.