A disputa em casa rendeu aos alunos do projeto “Nós Podemos Nadar”, da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, mais de 400 medalhas na categoria A e B do Campeonato Estadual de Natação, realizado no último fim de semana, nos dias 04 e 05, na piscina da Escola Municipal Olavo Bilac, em Lucas do Rio Verde.
Além da equipe luverdense, o campeonato reuniu representantes de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Nova Mutum.
O prefeito Miguel Vaz prestigiou a competição e parabenizou o projeto, que fomenta a prática de esportes da cidade.
“É muita alegria ver as crianças, os atletas, voltando às atividades esportivas. Também fico muito contente com a participação dos atletas das cidades vizinhas. É um motivo de alegria ver os atletas nesse movimento e o município repleto de atrações esportivas.”
O presidente da Federação de Desporto Aquático de Mato Grosso (FDA), Alexsander Aquino, destacou que a disputa entre os nadadores foi bastante acirrada, já que eles treinaram duro para conseguir um bom resultado.
“Esse é o campeonato mais importante do nosso estado, como costuma ser, sempre o último. Os atletas trabalharam o ano inteiro, pós-pandemia, se esforçaram muito. Eles buscam também bons índices para disputar o Brasileiro do ano que vem. Estão fazendo com seriedade, muita preparação. Tivemos muitas quebras de recordes, foi bem disputado, braçada à braçada”, destacou Aquino.
Uma das competidoras, Emauele Gulini da Silva, de 11 anos, já levou para casa 3 medalhas de competições anteriores e contou que a saída da raia é momento de maior tensão. “Fico nervosa, mas confiante. Competir em casa tem pressão, mas fora é bem mais que aqui. Aqui temos o apoio da família, que vem sempre torcer”, contou a nadadora.
Sobre o Nós Podemos Nadar
Criado em 1998, o Projeto Nós Podemos Nadar atende as escolas municipais de Lucas do Rio Verde nas atividades extracurriculares. As aulas acontecem nas escolas Vinícius de Moraes, Olavo Bilac e Cecília Meireles. O programa é uma ação desenvolvida pela Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e de Esporte e Lazer.