Cerca de 300 alunos da Escola Estadual Dom Bosco de Lucas do Rio Verde participaram de uma palestra promovida pela Justiça Eleitoral da 21ª Zona Eleitoral na última semana. A iniciativa do juiz eleitoral Evandro Juarez Rodrigues e do promotor eleitoral Leonardo Moraes Gonçalves teve como objetivo central incentivar a participação dos jovens nas eleições, foi muito bem recebida pela comunidade escolar.
Durante a atividade ocorreu uma simulação de votação com a urna eletrônica, proporcionando aos jovens uma experiência prática e contribuiu para o entendimento do processo eleitoral.
O diretor da escola, Rodrigo Szablewki, elogiou a iniciativa e destacou a importância da conversa franca e direta com as autoridades, ressaltando que isso desperta nos jovens o interesse em participar do processo eleitoral. “A conversa franca e direta com as autoridades certamente desperta nos jovens o interesse em tirar o primeiro título eleitoral, mesmo que o alistamento seja facultativo”, pontuou.
O juiz eleitoral enfatizou a importância do papel dos jovens na construção da democracia, destacando que suas escolhas e interesses refletem diretamente nas eleições. Ele ressaltou que o alistamento eleitoral é o primeiro passo para exercer a cidadania e expressou o desejo de que todos se sintam motivados a participar ativamente do processo democrático. A iniciativa contribui para formar cidadãos conscientes e engajados na vida política do país.
“É fundamental que os jovens compreendam a importância de seu papel na construção da democracia. Nossas eleições refletem diretamente as escolhas e os interesses da sociedade, e é vital que cada cidadão participe ativamente desse processo”, ressaltou o juiz eleitoral Evandro Juarez Rodrigues.