140 estudantes da Escola Municipal Fredolino Vieira Barros, na comunidade Groslândia, zona rural de Lucas do Rio Verde, participaram de um workshop de capoeira. A atividade, organizada pela Educadora Pequena, e supervisionada pelo Mestrando Anjo da Alcateia Capoeira, aconteceu na sexta-feira (14) à tarde.
O workshop foi o primeiro contato que a maioria deles teve com uma roda de capoeira. A atividade foi bem avaliada por Mestrando Anjo. Segundo ele, por ser a primeira experiência com outros capoeiristas, já que os estudantes têm contato com a Educadora Pequena, que dá aula na escola. “Foi um momento muito bacana, uma tarde de muita descontração. Tiramos dúvidas, apresentamos movimentos da capoeira, apresentamos os instrumentos, falamos um pouco da história da capoeira. Foi um momento ímpar para os alunos e sociabilizar com os alunos da cidade”, comentou.
Iniciativas com a Educadora Pequena, de levar a Alcateia Capoeira para a Escola Fredolino Vieira Barros, ajudam a fortalecer o esporte que vem crescendo no município ao longo dos anos. Um desses sinais do fortalecimento da capoeira em Lucas do Rio Verde é a realização de eventos que atraem capoeiristas de todo estado ao município, como a Copa Nortão, que contam com participantes estrangeiros em cada edição.
“E foi fantástico ver o sorriso no rosto de cada aluno por estar fazendo o workshop e se conhecendo e se entendendo como capoeirista”, observou Mestrando, que se mostrou emocionado por saber do interesse dos alunos em conhecê-lo pessoalmente. “É bem legal essa integração. E vamos estar sempre fazendo esses encontros. Esse foi o primeiro de muitos que virão”, concluiu.