Os alunos da Escola Érico Veríssimo, de Lucas do Rio Verde, receberam nesta quinta-feira (23) os presentes da campanha Papai Noel dos Correios. Eles foram estimulados a escreverem cartas onde pediram presentes de natal. As cartas foram acolhidas pela comunidade luverdense após uma verdadeira força-tarefa da comunidade escolar e gestão dos Correios no município.
A entrega aconteceu no pátio da escola. Debaixo de uma tenda, mesas foram instaladas e os presentes separados por turmas de ensino. Por volta de 9 horas, em fila, os alunos acessaram o local dos presentes. Professores e servidores da escola, com apoio de funcionários dos Correios e da Secretaria de Educação, fizeram a entrega, para alegria dos alunos e seus familiares.
“Eu estou achando muito bonito, diferente. A criança fica mais incentivada, por causa do presente também. Às vezes o pai não pode comprar presente e o colégio oferece. A criança fica muito feliz”, disse Cristina Viana, avó de aluno.
Fabiane Montanha da Silva tem três filhos matriculados na escola. Ex-aluna da Érico Veríssimo, a moradora do bairro Rio Verde elogiou a campanha. “As crianças ficaram bem felizes, a família também fica contente. Querendo ou não, tem muitas famílias que não têm condições de comprar o presentinho. Pra família isso aqui já significa muito. Para as crianças também, ainda mais nessa época de Natal”, comentou.
Engajamento
A Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde acompanhou a entrega dos presentes. A assessora pedagógica, Ana Blessa, elogiou a gerência dos Correios pela parceria que atendeu 288 alunos da Escola Érico Veríssimo. Ela também agradeceu a comunidade luverdense pelo envolvimento na campanha. “Em todos os lugares que a gente chegou e que a gente solicitou essa ajuda foi assim, nós fomos muito bem acolhidos, a escola foi muito bem acolhida”, enalteceu.
Empresas, instituições e pessoas físicas abraçaram a campanha. A Cooperativa Sicredi foi uma das apoiadoras. O gerente da unidade centro, Kleidson Oliveira, pontuou que a instituição reforçou a parceria para viabilizar o atendimento das cartinhas escritas pelos alunos luverdenses. “Pra nós é muito especial, trazer um pouco mais de alegria, com alguns presentes pra essas crianças”, ressaltou. “Pra nós pode parecer tão pouco, mas pra quem está precisando de um apoio pode fazer total diferença”, completou.
Gerente dos Correios no município, Rogério Bauermann valorizou a parceria com a escola, Secretaria de Educação e parceiros. Ele agradeceu o apoio de todos os envolvidos. “A sociedade, de uma forma geral, é convidada a participar e como a campanha mesmo diz ‘tirar o sonho da criança do papel’ de receber um presente”, explicou.
“A gente fica feliz de saber que a campanha atingiu o objetivo. E fica feliz porque dentro dos presentes que a criança vai receber, a gente acaba lendo ali as histórias de vida que cada um tem, as dificuldades que passa e a gente sabe que ela receber esse presentinho vai trazer um pouco de esperança, de alegria pra ela e pra família”, destacou Bauermann.
Gratidão
De acordo com a gestora da Escola Érico Veríssimo, Vânia Barros, a palavra que resume o sentimento de todos que se envolveu na campanha é ‘gratidão’. Vânia fez questão de ressaltar o apoio que recebeu a partir da reportagem de CenárioMT, quando divulgou a iniciativa da campanha. “A primeira vez que você esteve aqui, eu fiz o apelo, o chamado, e a comunidade atendeu. A sociedade, os comerciantes mostraram que estão dispostos a colaborar, com as entidades que estão pedindo essa colaboração. E a palavra hoje é gratidão. Estou muito feliz, agradecida”, ressaltou.
“Eu fiquei muito feliz porque a gente achava que ia conseguir. Mas não contava com o sucesso que foi”, disse.
Ao longo da semana, uma grande força-tarefa foi montada pra viabilizar que os presentes pudessem chegar aos alunos. Neste sentido, a gestora ressaltou o empenho do gerente dos Correios no município, da assessoria pedagógica do município, câmara de vereadores, na pessoa da vereadora Sandra Barzotto, e servidores da Escola que, mesmo em período de férias, ofereceram o tempo e recursos pra dar ‘corpo’ à campanha.
“Foram muitas pessoas, mas que estiveram diretamente comigo, a assessoria pedagógica, a professora Zilda, a Francislene, que trabalha como apoio aqui na secretaria, a coordenadora Eliana, o seu Lídio que conseguiu muitas doações, pessoas que andaram comigo essa semana, dia e noite nos comércios, buscando doações, buscando presente”, destacou a gestora, lembrando que nesta quinta-feira, logo cedo, ela e o filho correram, em direções opostas, dos últimos presentes.
Algumas famílias que viajaram ou que não puderam buscar o presente nesta quinta-feira (23) agendaram um horário para buscar os presentes. Outros, que não conseguirão ir até a escola nesta sexta-feira (24), receberão os presentes em janeiro.