Alunos das Escolas Estaduais Dom Pedro II são destaques no 3º Jogos dos Estudantes Militares em Lucas do Rio Verde

As cinco escolas estaduais, sob responsabilidade do CBMMT, ficaram entre as dez melhores posições na competição

Fonte: Assessoria

dompedro 1 1

Os estudantes das cinco unidades da Escola Estadual Militar Dom Pedro II, em Mato Grosso, foram destaques na 3ª edição dos Jogos dos Estudantes Militares da Rede Estadual de Ensino realizada em Lucas do Rio Verde. Eles conquistaram as melhores posições na classificação geral da competição, alcançando vitórias em diversas modalidades esportivas.

Entre as principais conquistas estão a da Escola Estadual Militar Dom Pedro II Deputado Norberto Schwantes (em Barra do Garças) e a Presidente Médici (em Cuiabá), que garantiram o 1º e o 2º lugar, respectivamente, na classificação geral.

As escolas Dom Pedro II André Antônio Maggi (em Rondonópolis), 2º Tenente BM Kleiber Rodrigues Alves (em Colíder) e Vitória Furlani da Riva (em Alta Floresta) também se sobressaíram, ocupando o 5º, 7º e 10º lugares no ranking geral.

O excelente desempenho reflete o talento e o comprometimento dos estudantes das escolas militares Dom Pedro II, que participaram da competição com 140 alunos disputando modalidades como ordem unida com corneta, corrida pega-ladrão, natação, cabo-de-guerra, xadrez, robótica e cubo mágico.

No total, 28 escolas estaduais militares de 23 cidades de Mato Grosso marcaram presença nos Jogos dos Estudantes Militares, que reuniu  aproximadamente 800 estudantes. O evento ocorreu entre os dias 15 e 17 de novembro, em Lucas do Rio Verde.

Campeões

Para o diretor da Escola Estadual Militar Dom Pedro II Deputado Norberto Schwantes, coronel BM Willckerson Adriano Cavalcante, a vitória dos estudantes é reflexo do comprometimento com os valores de disciplina e dedicação que a instituição preza. Além disso, é o resultado de esforço, treinamento e trabalho em equipe, que envolveram estudantes, professores, direção e familiares, todos fundamentais para o sucesso alcançado.

“O desempenho de nossos alunos é motivo de grande orgulho para todos nós. É fruto da sinergia que temos na escola, da maneira como interagimos com os alunos e descobrimos o potencial de cada um. Esses jogos não são competições estudantis tradicionais. São eventos em que precisamos identificar entre nossos estudantes aqueles cujos perfis mais se alinhavam aos requisitos exigidos. Nossa equipe foi capaz de identificar e ler as habilidades de cada aluno”, explicou o coronel.

Essa seleção cuidadosa dos estudantes resultou em uma performance admirável, com a escola conquistando um total de 48 pontos. As modalidades de corrida pega-ladrão e cabo-de-guerra se destacaram, evidenciando a força, a estratégia e a coordenação dos alunos. Tudo isso foi acompanhado de perto pela equipe de bombeiros militares e pelos professores de educação física da escola, que estiveram presentes durante os jogos.

“Sempre incentivamos o esporte como uma ferramenta preventiva e profilática, afastando os alunos das influências negativas. Ganhar os jogos foi uma surpresa, pois não conquistamos os primeiros lugares em várias modalidades. No entanto, conseguimos somar pequenos bons resultados em todas as disputas, o que nos levou à vitória. Aqui, temos a tradição da força de vontade. Sempre que competimos, conseguimos destaque graças ao espírito de união e colaboração que cultivamos”, afirmou o coronel.

Ao retornarem para casa, os estudantes foram calorosamente homenageados na escola, em reconhecimento ao esforço, à dedicação e aos resultados alcançados. A homenagem destacou não apenas as conquistas individuais, mas também o espírito de parceria e superação que marcou a jornada.

Além de ser uma celebração ao talento esportivo, os Jogos dos Estudantes Militares promoveram a integração entre as escolas militares e o fortalecimento do vínculo entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Também apoiaram as Secretarias de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), além da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Veja o quadro geral dos 10 primeiros colocados:

campeao

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.