Alunos da rede municipal de Lucas do Rio Verde disputam etapa nacional do Prêmio MPT na Escola

O prêmio tem como objetivo levar a temática do trabalho infantil para a sociedade, por intermédio da comunidade escolar

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

alunos da rede municipal de lucas do rio verde disputam etapa nacional do premio mpt na escola
Reprodução

Lucas do Rio Verde será representada na etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2022, organizado pelo Ministério Público do Trabalho. O prêmio tem como objetivo levar a temática do trabalho infantil para a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, transformando os profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento, e consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos do ensino fundamental de escolas públicas.

Neste ano, os temas foram “Trabalho infantil”, para alunos de 4º e 5º ano (grupo 1), e “Profissionalização do adolescente/Aprendizagem profissional”, para alunos de 6º e 7º ano (grupo 2), que precisariam ser abordados nas categorias: Conto, Poesia, Música e Desenho.

Os alunos Kaick Figueiredo Alves e Guilherme de Figueiredo Dani, do 5º ano, da Escola Municipal Érico Veríssimo, ficaram em 1º lugar na categoria Poesia e estão inscritos para a etapa nacional do prêmio. O trabalho foi elaborado sob a coordenação da professora regente de pedagogia, Carla Regina Schneider, e a professora da oficina de português, Zilda Maria Selinger.

A publicação do resultado dos vencedores será feita pelo Portal do MPT (mpt.mp.br) até o dia 12 de outubro de 2022.

Além desta classificação, Lucas do Rio Verde também recebeu destaque na categoria Conto, com o trabalho do aluno Davi Henrique da Silva Matiello, do 5º ano, da Escola Municipal Vinícius de Morais, que ficou em 3º lugar.

Na etapa estadual também concorreram a produção das alunas Pamella Shaiane Alves Mendonça e Yasmin de Melo Muller, da Escola Érico Veríssimo, na categoria Desenho (grupo 1), e o trabalho do aluno Victor Hugo Paravise, da Escola Municipal Olavo Bilac, na categoria Poesia (grupo 2).

Em Mato Grosso, a avaliação foi realizada por uma comissão composta pela procuradora do Trabalho, Helena Duarte Romera, e pelas servidoras da Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região (PRT23), Elizandra Wilhelm e Lais Hoshino Kobayashi.

MPT na Escola
O MPT na Escola visa a incluir, na proposta pedagógica e no currículo das escolas municipais do ensino fundamental, assuntos relativos aos direitos e deveres das crianças e adolescentes, a fim de fortalecer a rede de proteção e atingir toda a comunidade escolar, dando a devida importância e visibilidade à temática.

Trata-se de iniciativa estratégica do Projeto Resgate à Infância, do Ministério Público do Trabalho, que busca combater o trabalho infantil por meio da prevenção. A ideia é criar meios para despertar uma consciência coletiva que consiga romper com as barreiras culturais que naturalizam e perpetuam o trabalho infantil. (Com MPT)

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.