Alunos da rede municipal criam novas cooperativas escolares em Lucas do Rio Verde

Na ocasião foram fundadas as cooperativas São Cristóvão Coração Valente, Olavo Cooper e a Cecília Meireles CeciCoop

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

alunos da rede municipal criam novas cooperativas escolares em lucas do rio verde
Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Alunos de três escolas municipais de Lucas do Rio Verde participaram, entre os dias 16 a 21 de novembro, de assembleias do Programa Cooperativas Escolares, realizado pela Fundação Sicredi com a parceria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação. Os encontros marcaram a fundação de três cooperativas escolares.

Participaram dos eventos professoras e orientadoras do Programa, além dos alunos associados das escolas do município. Na ocasião foram fundadas as seguintes cooperativas escolares: Cooperativa Escolar São Cristóvão Coração Valente, Cooperativa Escolar Olavo Cooper e a Cooperativa Escolar Cecília Meireles CeciCoop.

Lucas do Rio Verde foi o primeiro município de Mato Grosso a ter uma cooperativa escolar, em 2019, quando foi fundada a Coopereça, da Escola Municipal Eça de Queirós. Dessa cooperativa, a assembleia geral para prestação de contas da gestão 2021/2022, alteração de estatuto social, eleição do conselho de administração e conselho fiscal para exercício 2022/2023 foi realizada na última sexta-feira (18).

O vice-prefeito Marcio Pandolfi destacou a importância do engajamento de todos. “Tenho certeza que o brilho nos olhos das crianças não é em vão, além desse envolvimento, da criatividade nos nomes das cooperativas, trazer questões de engajamento, empreendedorismo e um sentimento de pertencimento da comunidade escolar é fantástico e eu acho que quando nós conseguimos desenvolver esse espírito já nas nossas crianças certamente formamos cada vez cidadãos mais participativos, mais críticos. Eles são o nosso presente e o futuro e, com isso tudo, nos auxiliam a encontrar as soluções para problemas diários”, discorre.

Para a secretária municipal de Educação, os últimos dias foram marcados pela intensidade, troca de experiência e aprendizados. “Em 2021, quando assumimos a Secretaria, sabíamos que esse programa incrementaria no ambiente escolar, mostra que é um olhar a mais para ajudar o gestor na escola a desenvolver a educação e ainda se preocupa com a conscientização de ações sociais. O programa, os alunos e as escolas estão de parabéns”, comemora secretária de Educação, Elaine Lovatel.

O Programa Cooperativas Escolares atende, no total, mais de 160 alunos luverdenses no contraturno escolar e são realizadas oficinas de aprendizagem em cooperativismo com o objetivo principal de educar para a liderança, iniciativa e protagonismo.

De acordo com o diretor executivo da Sicredi Ouro Verde MT, Roberto Vargas, o interesse genuíno por pessoas é o princípio para seguir em frente com o programa. “Esse é um belo exemplo de como as coisas precisam acontecer, o aluno, a escola, o corpo docente, o corpo diretivo, prefeitura, mas, especialmente, a família. E eu queria trazer esse destaque. É o papel de vocês estarem aqui junto com seus filhos, isso é muito importante porque a vida escolar diz que a escola só será a segunda família se a família for a primeira escola, e todo o processo de aprendizado de culturas, princípios e valores, que é exatamente o que eles vão executar aqui no dia a dia, numa cooperativa escolar que trabalha princípios e valores como cidadão. Nós somos uma sociedade de pessoas, de capital, mas o dinheiro não pode vir à frente do interesse genuíno pelas pessoas”, declarou.

Eleita presidente da CeciCoop, Daniele Ciane dos Santos Oliveira destaca que o cargo demandará esforço. “Eu pretendo me envolver com os associados e ser responsável, promover atividades educativas para nossa cooperativa, estou um pouco ansiosa e acredito que é trabalhoso e precisarei usar de habilidades, mas darei conta”, discorre.

“Nós nos organizamos em reuniões semanais e resolvemos administrativamente as coisas da escola e que precisam ser adquiridas, é uma boa experiência e eu quero muito continuar no ano que vem”, ressalta o aluno da Escola Cecília Meireles, Alejandro Cardoso de Souza.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.