Uma turma de alunos do 5º ano da Escola Municipal Érico Veríssimo realizou a instalação de placas de conscientização sobre a natureza e o meio ambiente no Parque dos Buritis e Lago Ernani José Machado, na tarde desta segunda-feira (12). Os estudantes estavam acompanhados, além dos professores, de servidores da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde.
Segundo a professora responsável por desenvolver o projeto, Domingas Barbosa de Oliveira, a instalação das placas nas áreas de preservação e pontos turísticos do município é parte do trabalho feito com os alunos ao decorrer do ano. A ação foi idealizada por meio do Programa A União Faz a Vida (PUFV), da Sicredi Ouro Verde MT.
A docente celebra que, além do impacto positivo com o andamento do trabalho em sala juntos aos alunos, os moradores de Lucas do Rio Verde que frequentam o parque e o lago terão acesso às mensagens de conscientização, replicando boas ações de preservação do meio ambiente.
Outras diversas atividades voltadas para conscientização ambiental, como limpeza nos parques, palestras e seminários integraram o projeto “Pontos turísticos de Lucas do Rio Verde: Preservar para não acabar”.
“A gente partiu da realidade deles e muitas nem conheciam o parque. A gente fez uma expedição para eles conhecerem e depois desenvolverem o projeto. A experiência em sala de aula foi muito rica, os alunos se desenvolveram muito, eu percebia eles mais e mais motivados com o conteúdo. A função social do projeto é deixar neles um alerta de conscientização e proteção do meio ambiente”, avaliou a professora Domingas.