O curso de Confecção de Vestuário Básico, ofertado pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, em parceria ao Sindicato Rural e Senar-MT, concluiu mais uma turma de novas costureiras que, a partir de agora, estão preparadas e capacitadas para iniciar suas atividades profissionais junto ao mercado local.
Ao todo, 15 alunas aprenderam técnicas de corte e costura, proporcionando a geração de renda e a autonomia, com aprimoramento e atualização de conhecimentos para desenvolver competências profissionais.
A capacitação despertou a curiosidade e o interesse de pessoas como a Maria Tereza de Sá Souza, 74 anos, que já costura e viu no curso a oportunidade de melhorar a renda da aposentadoria. “A gente vê a diferença das idades, mas isso não me impediu. Nessa turma eu me senti muito feliz e realizada. Eu tinha vontade de fazer o curso e aqui fui tratada com muito carinho e respeito”, relata.
A instrutora do Senar-MT, Andréia Nascimento, detalha o que foi ensinado durante o curso.
“Elas aprenderam a metodologia de ensino básico da costura e vestuário. Metade da turma nunca tinha tido contato com a máquina de costura, mas, com ajuda das outras colegas e o interesse em desenvolver a habilidade, todas chegaram ao final do curso com a sensação de dever cumprido. Algumas fazendo mais que as outras, porém, todas capazes e podendo melhorar cada dia mais”, destaca a professora.
O curso foi realizado de 19 a 23 de setembro (segunda a sexta), com carga horária de 40 horas, no Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Lucas do Rio Verde.
Se interessou?
Cursos de qualificação em diversas áreas estão previstos durante este ano, todos gratuitos. Para se inscrever é preciso apresentar no Cras documentos pessoais: cópias de RG e CPF, comprovante de endereço e comprovante de escolaridade.
O atendimento do Cras é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, na Avenida Bahia, nº 236, bairro Jardim das Palmeiras. Mais informações pelo telefone (65) 3548-2563.