A vontade de transformar ideias em histórias fez com que Jhully Kauany, de apenas 11 anos, começasse desde cedo o amor pela escrita. Com apoio dos avós, ela lança sua primeira obra literária nesta sexta-feira (03). A jovem apresentou o livro de maneira antecipada ao prefeito Miguel Vaz e à secretária de Educação, Elaine Lovatel, na manhã de terça-feira (30), durante visita ao Paço Municipal.
O livro “Dois Amigos”, literatura infantil, conta com ilustrações e narra a história do papagaio Luan e da borboleta Ana. Ao fim da trama, a autora traz ainda uma reflexão aos leitores.
“Escrever é entrar na imaginação, no mundo do faz de conta, e isso é muito legal. Com a literatura a gente é livre para criar histórias, mesmo ela sendo maluca, com dragão e coisas assim, ou seja, dá pra fazer muita coisa. A imaginação é tudo na vida”, disse a menina de 11 anos.
Segundo a jovem, essa obra começou a ser construída quando ela tinha apenas 8 anos de idade, mas sem pretensão de que a história fosse parar no livro. A avó, Celina Oliveira Nascimento, vendo esse interesse pela literatura, estimulou a neta a escrever o conto para ser publicado.
“A Jhully estava morando em uma outra cidade e, quando fui visitar ela, vi essa história escrita no caderno. Aquilo me chamou a atenção pelo fato dela ser tão jovem e já ter essa mentalidade”, disse a avó.
Além dos avós, Jhully foi incentivada e teve o apoio dos professores da Escola Municipal Caminho para o Futuro, onde ela voltou a estudar quando retornou para Lucas do Rio Verde.
“Foi bem legal esse apoio dos professores. Eles leram e gostaram muito do meu trabalho, ficaram surpresos e também muito interessados em ajudar”, completou a garota.
“Recebemos essa notícia do lançamento da obra literária com muita alegria, principalmente por estarmos passando por essa geração onde o digital toma conta. Então, ter, no ano de 2021, uma jovem de 11 anos preocupada com a escrita e uma família que incentiva, é algo que precisa ser valorizado e apoiado. Esse livro é muito bonito, colorido, bem jovial e a Jhully está de parabéns”, destacou a secretária de Educação.
O livro “Dois Amigos” será lançado nesta sexta-feira (03), às 13h30, na Escola Municipal Caminho para o Futuro.
Escritora luverdense é premiada por participação em congresso cultural na Suíça