A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde reuniu um grupo de pequenos produtores rurais para discutir a implantação de capacitações voltadas para a categoria, neste momento inicial especialmente em apicultura. O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira (29), no Sindicato Rural e, além dos agricultores e membros da secretaria, também estiveram presentes representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado Mato Grosso (Indea).
Na ocasião, o secretário da pasta, Paulo Nunes, reforçou o interesse do poder público em apoiar os pequenos produtores, além da importância das capacitações, que visam melhorar e estruturar a atuação do produtor em campo.
“Estamos iniciando um trabalho para atender os pequenos produtores rurais, incluindo o projeto da apicultura. Fizemos contato com o Sindicato, através do presidente, Marcelo Lupatini, e vamos oportunizar o curso de capacitação aos apicultores, através do Senar”, comentou o secretário.
Um grupo com cerca de 20 produtores já se mostrou interessado em participar da primeira capacitação em apicultura, ofertada por meio da parceria entre o Município e o Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, viabilizada pelo Senar.
“A partir de agora eles serão nossos parceiros, para que a gente consiga desenvolver um trabalho que dê resultado. Através dos nossos técnicos, vamos desenvolver esse projeto voltado ao pequeno produtor, além de buscar novas alternativas e diversificações da agricultura familiar, como a apicultura é uma delas”, pontuou Paulo Nunes.
Ao encontro ao incentivo para a apicultura, a secretaria também fomentará a produção de mudas frutíferas no Horto Municipal, conduzindo estudos das possibilidades de culturas que podem ser produzidas na região.
O secretário Paulo Nunes ressalta ainda que entre os próximos passos está a busca por fomento junto ao Estado, além de parcerias com a iniciativa privada. “Vamos buscar financiamento ao pequeno produtor rural, pois sabemos da dificuldade que o pequeno tem para ter acesso ao crédito”, disse.
O primeiro curso de formação para os produtores, em apicultura, já está marcado para ocorrer, em agosto deste ano. Além das formações e o suporte técnico da Secretaria de Agricultura, os produtores terão acesso ao Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar.
O Indea esteve presente para realizar o cadastro dos apicultores para que faça um acompanhamento nas propriedades e investigue a mortandade de abelhas.
Nelson Käfer já é produtor de mel e legumes, na pequena propriedade que mantém na cidade, no bairro Cidade Nova. Ele é um dos apicultores que irá aproveitar a formação para aprimorar seus conhecimentos e técnicas no manuseio das abelhas.
“É uma satisfação muito grande, pois mexo com abelhas desde pequeno, sempre gostei muito. Antigamente não tinha a tecnologia que temos hoje, que facilita muitas coisas, então é importante essa atualização. Na chácara produzimos melado, mandioca, e estamos colhendo também própolis e a cera do mel. O suporte vai ser ótimo, um grande incentivo para fazermos nossas produções”, celebrou o produtor.