Agricultura Familiar fornecerá hortifrúti para merenda escolar em 2025

Chamada Pública contempla fornecimento de produtos no primeiro semestre do ano em escolas, creches e demais instituições municipais

Fonte: Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi

pref lrv 2025 04 11T100727.139
(Foto: Ascom Prefeitura/Reprodução)

Oferecer uma alimentação adequada aos estudantes do ensino público municipal é uma preocupação constante da administração municipal. A Prefeitura de Lucas do Rio Verde já vem a alguns anos adquirindo produtos da agricultura familiar, para o preparo do cardápio da merenda escolar e, neste ano, a Chamada Pública 002/2025 já garantiu a aquisição dos alimentos para o primeiro semestre do ano.

A iniciativa atende ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, sendo que os gêneros alimentícios da agricultura familiar serão usados na alimentação nas escolas municipais de ensino fundamental, educação infantil e creches municipais.

No ano de 2024, a Prefeitura adquiriu o total de 88,5% do valor repassado pelo PNAE para aquisição de produtos provenientes da agricultura familiar, sendo que o mínimo exigido pelo programa é que 30% dos produtos venham de pequenos produtores.

Os produtos adquiridos, conforme a Chamada Pública deste ano que aconteceu nesta semana, inclui frutas, legumes, folhosos, polpas de frutas e mandioca. A entrega acontecerá semanalmente conforme a necessidade de cada unidade escolar.

“A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é parceira no fomento da produção que vai atender na alimentação dos estudantes. Dessa forma, apoiamos os agricultores familiares durante o ano com assistência técnica, patrulha agrícola, fomento e demais necessidades”, explicou a veterinária da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Silvia Krause.

O montante investido neste primeiro trimestre atenderá as 24 unidades de ensino da rede municipal, com a oferta de alimentos de qualidade, com segurança e variado para garantir o crescimento e desenvolvimento dos alunos.

A abertura dos envelopes aconteceu na Prefeitura com a presença de fornecedores, sendo dois deles aprovados para atender ao Chamamento: a Cooperativa Luverdense de Agricultores Familiares (COOPERLAF) e Cooperativa de Desenvolvimento Agro-Industrial de Tapurah (COAIT).

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista | DRT: 0001781-MT