O terreno baldio situado ao lado da Escola Estadual Márcio Schabatt Souza, no bairro Veneza, ganhará tons mais verdes graças a horta que acaba de ser implantada no local. A nova horta, inaugurada na manhã desta sexta-feira (27), faz parte do projeto Horta Comunitária, que retoma o cultivo em diferentes bairros da cidade.
Na entrega do espaço, estiveram presentes o vice-prefeito, Marcio Pandolfi, a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, além de outros integrantes da equipe da pasta, o diretor da escola, Wellington Zarelli, além de moradores representando a comunidade.
O plantio simbólico de algumas mudas foi feito para marcar a entrega. A partir de agora, a Prefeitura doará adubo e as sementes para que moradores comecem com a produção de legumes e hortaliças. Os bairros Vida Nova, Jardim Primaveras e Amazônia estão sendo estudados para também receberem futuras hortas. O Tessele Junior foi o primeiro bairro a receber um espaço para plantação.
“Essa é mais uma horta que estamos entregando, fazendo a união entre a comunidade, o Município e a escola, já que também atuaremos nesse projeto com os alunos. As pessoas virão aqui na horta e vão levar alimento fresco para casa para alimentar sua família. É uma grande satisfação entregar este espaço aos moradores do bairro Veneza”, comentou Suzana.
De acordo com a pasta de Agricultura, o principal objetivo da construção de espaços para o plantio de produtos alimentícios é melhorar a qualidade de vida dos moradores, por meio de uma alimentação mais saudável, com acesso a uma diversidade maior de alimentos.
Maria Nunes, dona de casa, é uma das moradoras que tomará conta do espaço e comemora a oportunidade de ajudar outras pessoas por meio dos alimentos da horta. “No passado já tínhamos recebido essa horta. E o melhor é que através desse projeto procuramos ajudar muitas pessoas carentes. A gente ajuda acamados, idosos… Isso é o melhor de tudo, as doações. Estamos muitos felizes com a retomada do projeto”, afirma a moradora.