A área de 130 hectares da Comunidade Fazenda Fênix II, entregue aos moradores por meio de projeto de crédito fundiário do Governo Federal, em janeiro deste ano, recebeu no último mês melhorias executadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde. A chamada “gradagem” é um procedimento de preparação do solo, executado por maquinário, para que o plantio possa começar.
Conforme a pasta, os equipamentos usados na gradagem são do projeto Patrulha Agrícola, que oferece as horas de trabalho do maquinário. Nesse programa, os maquinários ficam no patrimônio da Prefeitura, mas todo o trabalho é feito por operadores da Secretaria.
A Comunidade Fazenda Fênix II, antigamente conhecida como Comunidade Nossa Senhora Aparecida, teve sua área dividida em 50 propriedades de 2.6 hectares, sendo um espaço da área destinado para uma futura construção, como uma sede comunitária ou galpão, além da área destinada à preservação ambiental.
“Essa é a primeira ação da gestão pública, a abertura da área útil através de gradagem. A ação foi realizada com os equipamentos da Patrulha Agrícola e com apoio da Secretaria de Infraestrutura Obras. O objetivo foi deixar o solo minimamente preparado para que os agricultores familiares iniciem suas atividades no uso e ocupação do solo”, explicou o supervisor da Agricultura, Marcelo Reckziegel.
O supervisor acrescenta que é uma forma de incentivo do poder público para que eles comecem suas produções. A partir de agora, os agricultores que necessitarem de serviços da Patrulha Agrícola devem fazer a solicitação à Secretaria, que serão atendidos conforme o cronograma da Patrulha.
Mesmo em meio às dificuldades encontradas na área, que fica a cerca de 50 quilômetros do centro urbano de Lucas do Rio Verde, muitos produtores já iniciaram o plantio de culturas, como pepino, melancia, mandioca, quiabo e outras espécies frutíferas.
“Esse trabalho foi realizado sem qualquer ônus aos produtores como uma forma de incentivo para que eles possam iniciar as suas atividades”, frisou Marcelo.
Os proprietários da área buscam, a partir de agora, a estruturação do local, com a abertura de estradas, construção e instalação das moradias, acesso à rede de energia elétrica e condições de saneamento.
Sobre a Patrulha Agrícola
Para ter acesso ao programa, os munícipes precisarão comprovar que integram a agricultura familiar e realizar a solicitação na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente com os devidos documentos.
Os documentos necessários para solicitar os equipamentos da Patrulha Agrícola são: CPF, RG comprovante de residência e documento comprobatório que sejam agricultores familiares (pode ser emitido pela Empaer e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, por exemplo).
Estão disponíveis para uso dos agricultores grade para fazer o preparo do solo, encanteiradora para fazer canteiros e a roçadeira.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (65) 3549-7105.