Na manhã de quinta-feira (22), gestores e coordenadores escolares, assistentes sociais, representantes do conselho da mulher e profissionais de outras instituições, acompanhadas de servidores públicos e autoridades, participaram de um encontro que sobre a violência doméstica e o Agosto Lilás. Entre os assuntos abordados, foram citadas as leis vigentes que são a favor da mulher vítima de violência e como tratar o tema violência doméstica dentro da sala de aula com os alunos.
O encontro “Dialogando sobre: Combate à Violência Contra a Mulher”, contou com a presença do Juiz da 2ª Vara Criminal de Lucas do Rio Verde e facilitador, Juiz Fabio Petengill. Foram mais de 2h de conversa.
“A ideia é trazer esse diálogo com os atores da educação, em especial os que estão diretamente recebendo as crianças em situação de violência no ambiente. E conversar com as pessoas que estão nessa atividade para apontar eventuais dúvidas e esclarecer situações, para identificar o que é violência de gênero”, disse o juiz.
A iniciativa conta com a participação da Rede de Enfrentamento e Combate à Violência Contra a Mulher e Secretaria de Educação. A servidora Ana Cristina Blessa, do setor administrativo da Secretaria da Educação, destacou a importância de falar sobre o tema.
“Nós fizemos um convite para os gestores e coordenadores para conversarmos um pouco sobre o que é a violência doméstica, porque ela direta ou indiretamente chega para nós na escola. O objetivo é olhar para isso e pensar quais são essas vertentes”, acrescentou Ana.
A agenda de atividades ligadas ao Agosto Lilás segue ao longo do mês com encontros, palestras e ações de combate a violência contra a mulher.