Uma ação interna envolvendo colaboradores de uma empresa de Lucas do Rio Verde assegurou o repasse de R$ 12 mil ao projeto social Força na Peruca. O projeto, que atende pessoas em tratamento oncológico e outras doenças, é mantido pela Casa da Amizade, grupo que integra o Rotary Club.
Analista de RH da Kodiak, Cleuson Becker explica que a empresa desenvolve ações internas para conscientização dos colaboradores. Este ano, a ação foi ampliada com o objetivo de atender alguma instituição que atue na área de saúde. Por meio de indicações, os colaboradores chegaram ao Força na Peruca.
“Confeccionamos as camisetas que foram adquiridas de forma voluntária e o valor adquirido seria repassado a uma instituição”, explicou Becker. “Sabíamos que teríamos uma adesão boa. Teve unidade onde todos compraram a camiseta. Foi uma adesão que nos surpreendeu realmente”.
A Kodiak faz parte do grupo Mano Julio. Ao todo, são cerca de 400 colaboradores.
Além da venda das camisetas, a ação contou com apoiadores: as empresas Agro Baggio, LG Sementes e Bio Plantas.
Melhoria no espaço
Parte do recurso doado será utilizada para melhorias na sede do projeto. A ideia é aproveitar uma sala anexa como setor administrativo. Com isso, o restante do espaço ficaria apenas como oficina de criação das perucas.
“Com esse dinheiro vamos poder melhorar o nosso espaço, a nossa oficina, dando maior comodidade aos peruqueiros que vem desenvolver este lindo projeto que a gente tem aqui”, explica a coordenadora do projeto, Luciane Engelbrecht.
O projeto existe há cerca de 4 anos e funciona com a participação de voluntários da comunidade luverdense. Elas se envolvem em todas as etapas de preparação das perucas. Os voluntários se preocupam com a separação dos cabelos, a confecção de telas, entre outras tarefas.
A coordenadora explica que as perucas produzidas em Lucas do Rio Verde atendem pacientes de todo o Estado. Há pessoas que passam por tratamento no Hospital do Câncer e no MT Mama, por exemplo. “Mas, se alguma paciente, por exemplo, Alta Floresta, Barra do Garças estiver precisando de uma peruca, é só entrar em contato que a gente faz o empréstimo”, orientou Luciane.
Pandemia
Por conta das medidas restritivas impostas em razão da pandemia de Covid-19, o projeto teve que ser paralisado temporariamente. Agora, com o avanço da vacinação e redução dos casos, as atividades foram retomadas. E há necessidade de reforço no voluntariado.
“As pessoas podem entrar em contato com a gente (na Casa da Amizade) que vamos orientar sobre como é possível colaborar”, explica a coordenadora.
A presidente da Casa da Amizade, Edineia Rocha, juntamente com integrantes do clube de serviço, recebeu o cheque simbólico das mãos dos colaboradores da Kodiak.