Moradores de Lucas do Rio Verde foram surpreendidos nesta segunda-feira (4) com mais um caso alarmante de abandono e maus-tratos contra animais. Um cachorro foi encontrado em um contêiner de lixo por populares e resgatado pela equipe da ONG SOS Animais. Ele estava doente e não resistiu, vindo a óbito depois do resgate, mesmo tendo sido encaminhado para uma clínica veterinária.
A situação gerou revolta e levantou questionamentos sobre o abandono de animais na cidade e a atuação do poder público em relação ao tema. Nas postagens feitas sobre o assunto, diversos internautas pediram providências para identificar o responsável e puní-lo pela prática de maus-tratos.
A ONG SOS Animais, que realiza trabalho voluntário de resgate e assistência a animais em situação de vulnerabilidade, publicou um desabafo nas redes sociais, criticando a falta de conscientização e de ações efetivas para evitar o sofrimento de animais. “Nós recebemos tantos pedidos de ajuda em relação a maus tratos e não conseguimos fazer nada na maioria das vezes, não podemos resgatar os animais por falta de abrigo, não podemos deixar em hotel porque é caro, ficamos de mão atadas”, escreveu a organização em tom de indignação, em suas redes sociais.
Queimados com água quente
Além do caso do cachorro abandonado, a ONG relatou outros episódios de maus-tratos que chocaram a comunidade local. No bairro Vida Nova, quatro animais foram vítimas de agressões graves, sendo queimados com água quente. Esses casos reforçam a urgência de medidas mais rígidas e do apoio da sociedade para identificar os responsáveis por essas práticas cruéis.
A ONG fez um apelo à população para que ajude na identificação dos autores de maus-tratos e que denúncias sejam feitas às autoridades competentes. “Nós estamos exaustas,” relatou a entidade, reforçando que, para manter o trabalho de proteção animal, é essencial que os moradores se mobilizem e apoiem as ações em defesa dos animais.