75% dos pacientes hospitalizados não tomaram vacinas em Lucas do Rio Verde

Maioria dos internados por Covid em Lucas do Rio Verde não tomou a vacina

Fonte: CenarioMT

pref lrv 1

Pessoas de Lucas do Rio Verde que não se vacinaram contra a Covid-19 são a maioria entre os internados com a doença. É o que mostra um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os dados revelam que 75% dos internados não tomaram qualquer dose e 25% não concluíram o ciclo vacinal.

De acordo com o Boletim Coronavírus, emitido às 14h desta terça-feira (11), são três pacientes em enfermaria e um em UTI. A maior parte dos internados hoje tem mais de 30 anos.

“Esses dados comprovam que quem recebe as três doses do imunizante contra a Covid está mais protegido em relação aos não vacinados ou aqueles que não completaram o esquema vacinal”, afirmou a coordenadora municipal da Central de Vacinas, enfermeira Juscilene Costa.

Lucas do Rio Verde, referência estadual na campanha de imunização, está com esquema semanal de vacinação nos PSFs (por agendamento no site da prefeitura) e na Vigilância em Saúde, além de ações especiais.

Até o fechamento dessa reportagem, 8.442 luverdenses estavam considerados possíveis faltantes para o sistema de Saúde utilizado em Lucas do Rio Verde, ou seja, não tinham concluído o esquema vacinal conforme o prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde ou tomaram o imunizante em outro município ou estado.

O levantamento é feito de forma individual, ou seja, paciente por paciente.

A vacina reduz os casos graves e óbitos. Por isso, vacine-se e mantenha os cuidados necessários para que, juntos, possamos superar a pandemia.

Confira os números da pandemia, atualizados, no boletim que segue a baixo:

WhatsApp Image 2022 01 11 at 14.02.11
Fonte: Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde

Números estaduais

Em Mato Grosso, de cada 100 internados, 95 não tomaram nenhuma dose da vacina contra a Covid-19. Cerca de 400 mil mato-grossenses ainda não tomaram nenhuma dose da vacina, e outros novecentos mil não completaram o esquema vacinal. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.