Acontece hoje e amanhã a programação da 6ª Semana da Consciência Negra promovida pelo Campus Avançado do Instituto Federal de Mato Grosso em Lucas do Rio Verde. Serão dois dias de palestra e oficinas voltadas à comunidade luverdense. As atividades acontecem sob inscrição dos interessados.
A primeira atividade da programação é uma palestra com Ariane Pereira, sobre a química dos cabelos crespos e cacheados. Ela será realizada a partir de 13h30 na sede do IFMT, mas as inscrições estão esgotadas.
Ainda nesta sexta-feira (24) acontece a abertura oficial no auditório dos Pioneiros, na Prefeitura Municipal. Também é necessário efetuar inscrições em razão da ocupação de espaço. São previstas 200 vagas.
A abertura, programada para as 18 horas, será marcada por uma mostra cultural com participação da fanfarra do IFMT e do grupo Alcateia Capoeira. Haverá ainda o afrofuturismo, com Luis dos Santos e apresentação de dança Carimbó. Ítalo Alexandre da Silva Dias falará sobre a importância da manutenção de políticas afirmativas para a juventude brasileira. A programação inaugural será encerrada com dança e sorteios. Ainda há vagas disponíveis.
No segundo dia do evento, as atividades acontecerão na sede do IFMT, bairro Parque das Emas. Uma das quatro oficinas está com vaga esgotada. Ela tratará sobre religiões de matriz africana.
As oficinas com vagas disponíveis vão sobre capoeira e ancestralidade: corpo e ritmo, sobre dança Zarité e ‘Se a coisa tá preta, a coisa tá boa!’. As inscrições podem ser feitas no site do evento ‘culturaafrobrasileiraifmtlrv wordpress com.
A 6ª Semana da Consciência Negra – Circuito de Cultura Afro-brasileira, é uma iniciativa do projeto de extensão “Circuito de Cultura Afro-brasileira”, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus Avançado de Lucas do Rio Verde.
“O Circuito de Cultura Afro-brasileira e 6ª Semana da Consciência Negra é um convite à celebração e à reflexão sobre a riqueza da cultura afro-brasileira. Este evento anual tem como missão principal disseminar e enaltecer a herança cultural afro-brasileira, compartilhando conhecimento e promovendo a inclusão”, diz trecho do convite.
As diversas atividades e iniciativas realizadas visam destacar a importância da cultura afro-brasileira na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.