25º FEMART: Tradição e cultura gaúcha em Lucas do Rio Verde

Abertura oficial, que contou com representantes locais e regionais, aconteceu na noite desta sexta-feira (18)

Fonte: CenarioMT

WhatsApp Image 2024 10 19 at 07.46.24
Foto: CenarioMT

O 25º Festival Mato-grossense de Arte e Tradição Gaúcha (FEMART) começou nesta sexta-feira no CTG Sentinela da Tradição, em Lucas do Rio Verde, reunindo participantes de todas as regiões do Estado. O evento, que celebra a cultura e as tradições gaúchas, promete atrair cerca de duas mil pessoas por dia, movimentando a cidade com uma programação repleta de competições artísticas, campeiras e esportivas.

Francisco Muller de Souza, presidente do MTG Mato Grosso (Movimento de Tradições Gaúchas), destacou a relevância do evento para o tradicionalismo gaúcho e fez um agradecimento especial à cidade e ao CTG pela organização. “Lucas do Rio Verde se preparou com excelência para receber este festival, com uma estrutura completa que contempla desde os palcos para apresentações até as competições campeiras e esportivas. É um orgulho estar aqui e ver a participação de todas as gerações, das crianças aos mais idosos”, comentou Chico.

WhatsApp Image 2024 10 19 at 07.46.24 1
O Hino Nacional, na abertura, foi ao estilo gaúcho (Foto: CenarioMT)

A estrutura do evento inclui três palcos simultâneos, onde ocorrem as danças tradicionais, apresentações musicais e declamações. Além disso, há uma praça de alimentação preparada para atender os visitantes e participantes do Femart. “As competições estão a todo vapor e a expectativa é de um fim de semana de muita cultura e tradição. Além disso, a estrutura recebeu muitos elogios dos participantes, graças ao apoio da Prefeitura e ao envolvimento da equipe do CTG”, afirmou César Vacari, um dos organizadores.

O evento é gratuito e aberto ao público, e Marciléia Capitânio de Sousa, vice-presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), conheceu os moradores de Lucas do Rio Verde e regiões próximas a prestigiar as apresentações nos próximos dias. “Este é um evento que uma das famílias e mantém viva a nossa tradição. Vale muito a pena conferir”, concluiu.

A programação segue até domingo, com mais apresentações artísticas, provas campeiras e esportivas. A cidade de Lucas do Rio Verde, conhecida por sua hospitalidade, reafirma seu papel de destaque na preservação da cultura gaúcha, acolhendo visitantes de diversas regiões de Mato Grosso.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.