O Cartório Eleitoral da 21ª Zona Eleitoral de Lucas do Rio Verde-MT promoveu na manhã dessa terça-feira (06) palestra com o tema Democracia e Cidadania, cujo público-alvo foi jovens atendidos pelo Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).
O objetivo principal do encontro foi para despertar nos jovens com idade acima dos 16 anos, o interesse em exercer a cidadania e fazerem o alistamento eleitoral, mesmo que não sendo obrigatório para essa idade. A Justiça eleitoral exige que a partir dos 18 anos, todo cidadão deva possuir o título eleitoral e participar do processo de escolhas dos representantes, por meio do voto.
“Fomos procurados pelos responsáveis do NUCA para podemos dar algumas orientações quanto a documentação para que o que esses jovens pudessem fazer seu primeiro alistamento. Foi então, que sugerimos em fazer uma palestra sobre Democracia e Cidadania para esses jovens que fazem parte do NUCA”, comentou a Chefe Cartorária, Marcela Ramalho.
“É uma ação importante, não só para esses jovens de 16 e 17, mas também para a Justiça Eleitoral, pois promove a conscientização desses jovens sobre a importância de fazer o primeiro título, pois nessa idade o voto é facultativo. Também deveremos fazer panfletagens nas escolas para conscientiza-los para fazer o primeiro título, logo ainda esse ano, para não deixar para o ano que vem haja vista que temos eleições municipais. Sendo uma grande oportunidade para esses jovens participarem do processo democrático”, saliento Ramalho.
O jovem que já tenha atingido a idade de 16 e mesmo não participando do NUCA, pode procurar o Cartório Eleitoral de Lucas do Rio Verde para fazer o alistamento e tirar se título.
“Para isso, basta vir com um comprovante de residência e um documento de identificação e se for homem, e já tiver 18 anos, deve trazer consigo o alistamento militar. Atendemos das 07h30 as 13h30”, ressaltou a Chefe cartorária.
Como parte da metodologia do Selo UNICEF, o Núcleo de Cidadania e Adolescente (NUCA) é um grupo formado por adolescentes que se organizam em rede, discutem questões importantes para o seu desenvolvimento, implementam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal.
“A participação cidadã de adolescentes é ao mesmo tempo um direito e um instrumento para conhecer e reivindicar outros direitos, enfrentar vulnerabilidades e superar desigualdades que afetam a sua vida”, comentou Karina Benevides, psicóloga responsável pelo Núcleo de Cidadania e Adolescente em Lucas do Rio Verde.
O NUCA atua diretamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), ampliando assim, a participação de adolescentes nessa instância e garantir que suas decisões levem em conta a opinião e propostas de adolescentes sobre questões ligadas aos seus direitos.