13º CIABM de Lucas do Rio Verde encerra curso sobre manipulação de produtos químicos

Fonte: Cenário MT/ João Ricardo

WhatsApp Image 2019 10 25 at 15.52.18 1

Teve encerramento na tarde desta sexta-feira (25) a formação de militares no Curso de Primeira Resposta com Produtos Perigos, realizado de forma inédita em Lucas do Rio Verde-MT.

Militares da 13ª Companhia Independente de Bombeiros, juntamente com militares de Sorriso-MT, Nova Mutum-MT e Santa Maria-RS, passaram a semana em curso, que foi dividido entre aulas práticas e teóricas. Ao todo, 20 militares participaram da capacitação, entre eles, um policial militar e um guarda municipal local.

O comandando do Corpo de Bombeiros há tempos tinha interesse em trazer o curso para o município, tendo em vista a necessidade de capacitação dos agentes públicos envolvidos nas respostas as emergências em situações de risco com produtos químicos.

“Foi de suma importância, pois tivemos muitos aprendizados, muito conhecimento para os militares formados que utilizarão essas técnicas no dia a dia. Temos muitas empresas grandes que utilizam produtos químicos como amônia, biodiesel e outros líquidos inflamáveis e em situações de vazamento nossos militares estão aptos a atuar”, salientou o comandante da 13ª CIABM Tenente Gustavo Corrêa.

A participação de agentes da Policia Militar e Guarda Municipal no curso, de acordo com Corrêa, é fundamental para auxiliar no isolamento da área em caso de algum acidente com produtos químicos, inclusive afastando curiosos para evitar outros incidentes de maneira a contribuir com o trabalho a ser realizado pelos bombeiros.

“Todo trabalho executado pelo Corpo de Bombeiros, de maneira geral, ele agrega. Todo curso, todo estágio, independente da carga horária ele agrega, pois o nosso trabalho em Lucas do Rio Verde em primeiro lugar é de prevenção com vistorias técnicas. Nesse caso em especial, o curso é para espaço confinado e com produtos perigosos. Temos também um trânsito intenso de caminhões com esses produtos e em caso de acidentes, evitar danos ambientais”, comentou a Sargento BM Claudiane, que recebeu a capacitação.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.