04 de julho, 33 anos de emancipação político-administrativa de Lucas do Rio Verde

Fonte: Cenário MT

MT Lucas do Rio Verde scaled
WhatsApp Image 2021 07 04 at 10.58.20
Foto: divulgação

Neste domingo, 04 de julho de 2021, o município de Lucas do Rio Verde (MT) comemora os seus 33 anos de emancipação político-administrativa.

No dia 04 de julho de 1988, o então governador de Mato Grosso, Carlos Bezerra (PMDB) autorizou a criação de vários municípios, entre eles, Lucas do Rio Verde, que a partir de então, deixava de ser Distrito de Diamantino (MT).

Porém, o aniversário da cidade é comemorado no dia 05 de agosto, pois nesse mesma data, no ano de 1982, foi fundada a agrovila. Após se tornar município, os vereadores na primeira gestão do Poder Legislativo, através de Projeto de Lei, alterou a data de comemoração do aniversário do município.

Lucas do Rio Verde nasceu por meio da integração nacional do governo militar, que na metade da década de 70, abriu caminho para povoamento da região Norte do Brasil, através da construção da BR-163.

Onde hoje está situada a Praça do bairro Pioneiro, havia o acampamento do 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC), que a partir daí, iniciou o pequeno povoado formado, principalmente, por agricultores sem-terra oriundo de Encruzilhada Natalino, interior do município de Ronda Alta, no Rio Grande do Sul.

A época, em 1981, 203 famílias foram trazidas do Sul pelo  Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), formando a comunidade, que posteriormente daria origem ao município de Lucas do Rio Verde.

No final da década de 90 e inicio dos anos 2000, Lucas do Rio Verde passou por grandes transformações e expansão agrícola, o que lhe trouxe notoriedade a nível nacional.

Com a chegada de novos moradores e indústrias, o município foi ganhando destaque pela qualidade de vida e geração de emprego e renda, contando hoje, com aproximadamente 85 mil habitantes.