Durante o mês de março, a Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde vai realizar ações relacionadas à mulher. Os encontros serão descentralizados para evitar a aglomeração de pessoas. Desta forma, o município cumpre os protocolos preventivos da covid-19.
A secretária Janice Ribeiro explicou que o mês de março será voltado, principalmente, à reflexão. “A gente sabe que foram muitas as conquistas das mulheres até aqui, mas sabemos que precisa muito mais. Temos ainda muitos problemas que impedem a mulher de viver uma vida próspera”, observou.
Entre os problemas citados estão a violência contra a mulher, que tem demonstrado altos índices durante a pandemia, e a falta de oportunidades.
A secretaria de Assistência Social definiu a realização de eventos nos bairros com todas as medidas de biossegurança. Assim, cumpre o decreto estadual editado ontem, ampliando restrições.
“Vamos até os bairros. Neste primeiro momento escolhemos alguns bairros mais distantes, com mais dificuldade em vir até o centro. Um exemplo é o (Recanto) Macuco”, informou Janice.
Primeira ação
O primeiro encontro ocorrerá nesta quarta-feira (03). “Pretendemos levar um pouco de informação, entretenimento, troca de experiências, histórias de vida, além de que estamos com uma campanha, que é ‘Faça uma mulher feliz’”, declarou.
Por meio da campanha, as pessoas podem doar bolsas novas ou usadas, com produtos de beleza, que serão entregues às mulheres. O prazo inicial era 1º de março, mas o período foi ampliado. “Pode entregar até meados de março, até o dia 20”, informou Janice.
Ainda conforme a secretária, as ações voltadas para as mulheres luverdenses não serão restritas ao mês de março, mas acontecerão ao longo do ano. “Dia da mulher é todo dia. Queremos levar informações, estender a mão para as mulheres, principalmente as que precisam de algum tipo de apoio”, descreveu.
Curso
Uma das ações é a realização de um curso em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O curso de reparos residenciais acontece na quinta (04) e sexta-feira (05). O objetivo é capacitar e proporcionar às mulheres autonomia e liberdade para consertar coisas de casa, abrindo portas para novos desafios e conquistas.
O curso terá carga horária total de oito horas e será realizado das 13h às 17h, na sede do Senai.
As participantes vão aprender noções básicas de elétrica na teoria e na prática, como funciona o sistema elétrico residencial, caixa de distribuição e disjuntores, instalação e manutenção de tomadas e interruptores. Elas também aprenderão a fazer extensão, termos elétricos e seus significados, além de aprender a executar serviços de pequenos reparos seguindo as normas técnicas com qualidade e segurança.