Uma série de ações foi anunciada na manhã desta quinta-feira (14) para a realização da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência. Ela acontecerá de 18 a 22 e é organizada de forma conjunta pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Comissão temática da OAB e Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde.
A semana começa com pit stop e multa moral no centro de Lucas do Rio Verde com membros da OAB Solidária. Na terça-feira (19) serão realizadas palestra e roda de conversa no auditório dos Pioneiros, na Prefeitura Municipal.
Na quarta-feira (20) será realizada caminhada e Dia D, com mutirão de serviços no ginásio Nari Pandolfi, bairro Jardim das Palmeiras, entre 9h e 16h.
Na quinta-feira (21) será realizada a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ela será realizada, a partir de 7 horas, no auditório dos Pioneiros, na sede do Paço Municipal.
Na sexta-feira, encerrando a programação, será realizado o Cinema Inclusivo, em que alunos da APAE serão levados para assistir filmes no Cine Xin.
“Tanto o Conselho Municipal, como a Comissão Temática da OAB, está trabalhando para a inclusão das pessoas com deficiência. A gente vem trazendo algumas novidades que na conferência vão ser demonstradas. A gente vai conseguir fazer um sistema junto com a prefeitura para tratar os dados e fazer um círculo muito legal de cobranças”, explicou a advogada Weila Souza, presidente do CMDPD e da comissão da OAB.
A secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, destacou a importância da realização da Semana de Valorização. Ela convidou a população a participar ativamente a programação, em especial da conferência. “Será realizada no dia 21, no Paço Municipal. Essa conferência é muito importante para que a nossa sociedade civil realmente participe, trazendo ideias, ações falando das necessidades que nós temos aqui no nosso município”, assinalou. “O nosso conselho, que é muito ativo, faz um trabalho maravilhoso. Nós teremos com certeza uma grande conferência que venha de encontro. E na realização das políticas públicas para as pessoas com deficiência aqui no nosso município”, concluiu.