Lucas do Rio Verde está entrando na rota do cinema brasileiro, sendo cenário para mais um filme. “Dezesseis – Dores reais de um universo invisível”, é um projeto audiovisual fruto do trabalho da produtora luverdense Focus Film, e será filmado no município durante o mês de junho, com a participação de grandes atores nacionais e locais.
Com lançamento previsto para o final de 2023, “Dezesseis” falará sobre o bullying, um assunto de extrema importância devido ao impacto negativo que causa na vida dos indivíduos envolvidos. Além da conscientização, o projeto Dezesseis visa também fomentar as atividades culturais relacionadas ao audiovisual, estimulando a participação de novos artistas da cidade junto a nomes experientes do cinema nacional.
O prefeito Miguel Vaz, e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, visitaram o set de filmagem no primeiro dia de gravações, onde parabenizaram os atores envolvidos no grande projeto cultural. “É muito bom ver a nossa cultura se movimentando, empreendendo e levando o nome de Lucas do Rio Verde para todo o Brasil. Nos sentimos muito orgulhosos do trabalho dos nossos artistas”, ressaltou o prefeito.
O idealizador e produtor do filme, Luiz Valotta, contou um pouco sobre a conquista de trazer a produção para a cidade, já que a maioria dos projetos audiovisuais brasileiros são gravados no eixo Rio x São Paulo.
“É um motivo de muito orgulho, não só para mim, mas para toda a população luverdense e para o nosso Estado. Ver este projeto tão desafiador, se concretizando com profissionais nacionalmente conhecidos dentro da nossa cidade, com a oportunidade de mostrar Lucas do Rio Verde para o restante do país ou até para o mundo, porque o audiovisual hoje é algo universal, não existem barreiras, é muito importante. Estamos com uma expectativa muito boa para que esse projeto seja comercializado dentro de uma grande streaming, pois está tendo toda a qualidade que merece”.
Este é o segundo projeto da produtora Focus, que tem no currículo o filme “Oi, Alice! Ninguém é Mulher Impunemente”, também gravado no município e lançado em 2021.
Para a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, a produção do curta-metragem influencia no desenvolvimento do setor na cidade. “Essa é uma notícia que alegra e nos faz acreditar no desenvolvimento cultural em Lucas do Rio Verde, que é um município muito influente. Os produtores mostraram a criatividade e a competência técnica para conseguir passar por todos esses caminhos de aprovação do projeto numa esfera federal, captaram recursos junto a iniciativa privada, mostraram aos patrocinadores a confiança no apoio do projeto, para entregar um produto de qualidade lá na frente. A equipe está muito empenhada para desenvolver o cinema aqui, é muito bonito ver a participação de artistas locais, que estão tendo essa experiência dentro do set de gravação, aprendendo todas as técnicas utilizadas. Parabenizo a equipe da produtora Focus pelo trabalho e espero que iniciativas como essa se multipliquem no nosso município”.
Os atores luverdenses Pretu Nascimento, Hellen Louzada, Bia Reis e Jucca Rothmund compõem o elenco ao lado dos atores Sergio Marone, Bia Arantes, Leo Belmonte, Bia Jordão, Kiria Malheiros, Anna Rita Cerqueira, Mafê Medeiros e Kevin Colin, que tem trabalhados reconhecidos em grandes emissoras de televisão. “Dezesseis” tem direção de Hamsa Wood e roteiro de Sônia Silva.
O projeto está sendo realizado via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio das empresas Amazônia Máquinas, Agro Baggio, Araguaia Agrícola, BDR Construart, Eletromóveis Martinello, Fiagril e Supermercado DelMoro.
Sobre o filme
O filme Dezesseis conta a história de Clara, uma adolescente que perdeu sua mãe cedo e cresceu envolvida em vários conflitos pessoais, além de sofrer bullying por ser introvertida e não encontrar um lugar de escuta em sua família.
A solidão é agravada com a morte precoce de sua única e melhor amiga, Cristina. Em meio a tudo isso, Clara conhece uma nova aluna de sua sala, mas essa amizade enfrentará dificuldades para existir.
O projeto audiovisual trará uma realidade enfrentada por muitos adolescentes, dando voz a milhares de “Claras” que enfrentam grandes conflitos e estão em silêncio.