Começam a ser instaladas, já na próxima semana, lombadas em vários pontos de Sorriso. A princípio, os dispositivos, também chamados de quebra-molas e que têm como objetivo reduzir a velocidade dos veículos, serão instalados nas ruas Alencar Bortolanza, no Bairro Industrial; e Geralda da Silva Soares, que é a rua do Cemeis Aquarela do Saber, no Bairro Mário Raiter.
Proibidas desde 1998, as lombadas somente serão instaladas pelas equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) em pontos que passaram pelo crivo da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep).
“O Conselho Nacional de Trânsito permite a instalação depois de um estudo de viabilidade, baseado no volume de tráfego, ocorrência de acidentes e a ineficiência de outros dispositivos, como a sinalização orientativa a condutores, por exemplo”, explica o titular da Semsep, José Carlos Moura.
Uma reunião na manhã de ontem (9) permitiu o alinhamento entre as duas pastas para dar início ao processo de instalação das lombadas e pronta sinalização dos pontos que vão receber dez dispositivos nesta primeira etapa do processo. “Vamos tentar agir de forma rápida e aproveitando as janelas de tempo firme para o trabalho, que deve ter início e ser concluído no mesmo dia, evitando assim a interdição das vias por longos períodos”, destaca o secretário de Obras e Serviços Públicos, Milton Geller.
“Dedicar atenção total ao trânsito, obedecer à sinalização e conduzir dentro dos limites de velocidade é, certamente, a melhor forma pra evitar qualquer tipo de acidente”, destaca Moura, reforçando, mais uma vez, que os quebra-molas são exceção e não devem servir como regra quando o assunto é trânsito seguro.