A Justiça determinou que um guia de turismo com suspeita do novo coronavírus, em Sapezal, a 473 km de Cuiabá, fique em casa por 14 dias após apresentar sintomas da doença. Caso o morador descumpra a decisão, deverá pagar multa de R$ 1 mil por dia.
A liminar foi concedida pelo juiz Daniel de Souza Campos a pedido do Ministério Público Estadual (MPE-MT), e cumprida no final da tarde dessa terça-feira (31).
O paciente já havia sido orientado por uma equipe médica a ficar em isolamento domiciliar integral, mas a medida foi descumprida e, segundo o MPE, ele teria continuado as atividades normalmente.
No dia 26 de março, segundo o Ministério Público, o paciente esteve na Unidade III de Saúde da Família com sintomas da Covid-19.
Durante a coleta do material para exames, ele informou que trabalhava com turismo e que manteve contato com pessoas de vários lugares, inclusive onde a transmissão já vem sendo comunitária. Na ocasião, o profissional foi orientado pela equipe de saúde a permanecer em casa por 14 dias.
No entanto, segundo o MPE, várias pessoas denunciaram que o profissional estaria circulando na cidade normalmente e tendo contato com outras pessoas.
Além de não ficar em casa, conforme as denúncias ao Ministério Público, o paciente teria voltado à unidade de saúde e disse que acionaria um advogado para representá-lo contra o médico da unidade que recomendou o isolamento.