Liderança do Alto Xingu é socorrida após apresentar sintomas de coronavírus

Fonte: OLHAR DIRETO

1 547

O cacique Aritana Yawalapiti, liderança mais respeitada do Alto Xingu, apresentou sintomas do novo coronavírus e precisou de ajuda médica. Ele foi atendido em uma unidade de saúde do município de Canarana (a 604 quilômetros de Cuiabá) ainda neste domingo (18). Seu quadro de saúde inspira cuidados.

Conforme apurou a reportagem, o cacique estava com sintomas há alguns dias, mas o seu quadro se agravou. Consciente, Aritana consegue se comunicar, mas está com saturação baixa e dificuldades de respirar.

O município onde a liderança indígena está não possui muita estrutura para o tratamento. Amigos e familiares se mobilizaram ajudar Aritana, seja com sua transferência ou vaquinha para angariar fundos e comprar o medicamento. Caso seu estado de saúde piore, ele deve ser transferido de avião para a região metropolitana.

Na chefia dos Yawalapiti, o cacique é conhecido por atuar na defesa dos direitos dos indígenas, especialmente no que se refere à demarcação de terras, preservação ambiental, saúde e educação. Ele também é campeão da luta esportiva tradicional xinguana huka-huka.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!