Liderança do Alto Xingu é socorrida após apresentar sintomas de coronavírus

Fonte: OLHAR DIRETO

O cacique Aritana Yawalapiti, liderança mais respeitada do Alto Xingu, apresentou sintomas do novo coronavírus e precisou de ajuda médica. Ele foi atendido em uma unidade de saúde do município de Canarana (a 604 quilômetros de Cuiabá) ainda neste domingo (18). Seu quadro de saúde inspira cuidados.

Conforme apurou a reportagem, o cacique estava com sintomas há alguns dias, mas o seu quadro se agravou. Consciente, Aritana consegue se comunicar, mas está com saturação baixa e dificuldades de respirar.

[Continua depois da Publicidade]

O município onde a liderança indígena está não possui muita estrutura para o tratamento. Amigos e familiares se mobilizaram ajudar Aritana, seja com sua transferência ou vaquinha para angariar fundos e comprar o medicamento. Caso seu estado de saúde piore, ele deve ser transferido de avião para a região metropolitana.

Na chefia dos Yawalapiti, o cacique é conhecido por atuar na defesa dos direitos dos indígenas, especialmente no que se refere à demarcação de terras, preservação ambiental, saúde e educação. Ele também é campeão da luta esportiva tradicional xinguana huka-huka.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]