Líder indígena do Alto Xingu, Aritana Yawalapiti, de 71 anos, completa, nesta quarta-feira (29), uma semana internado em Goiânia lutando contra a Covid-19. Ele está em um hospital particular e chegou a estado considerado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A unidade de saúde em que Aritana está internado parou de divulgar o estado de saúde do paciente a pedido da família. Segundo um amigo do líder, que preferiu não ter a identidade divulgada, ele está com a pressão e temperatura normais e teve uma leve melhora na saturação de oxigênio, já que respira com ajuda de aparelhos.
Evolução do quadro
Aritana estava em casa com a família quando começou a sentir os primeiros sintomas. O líder fez o teste para Covid-19, que acusou que ele estava infectado.
No final de semana dos dias 18 e 19 ele foi internado em uma UTI em Canarana, a 838 km de Cuiabá. Dias depois, ele foi transferido para continuar o tratamento em Goiânia.
O quadro de Aritana evoluiu de grave para gravíssimo no último domingo (26) e se manteve assim até a tarde da última terça-feira, quando foi divulgado o último boletim a que a reportagem teve acesso.